O impossível aconteceu: ABC venceu a primeira na Série B após oito rodadas

Com estreia a beira do campo, ABC finalmente vence na Série B e quebra sequência negativa de doze jogos

André Luís
Universidade do Esporte
3 min readMay 24, 2023

--

Rennê Carvalho/ABC FC

Já dizia o narrador André Henning, na icônica narração do sexto gol do Barcelona marcado por Sergi Roberto na virada histórica diante do PSG, pela Liga dos Campeões:

“o impossível aconteceu”

Finalmente, o ABC conseguiu vencer a primeira partida pela Série B do Campeonato Brasileiro, quebrando a sequência negativa de doze jogos sem vitórias na temporada.

O Clube do Povo volta a vencer quase dois meses após o último triunfo, que foi diante do Santa Cruz de Natal pelo Campeonato Potiguar em 9 de abril, no Barrettão, em Ceará-Mirim.

Sob o comando do novo treinador, Allan Aal, o alvinegro venceu a equipe do Tombense/MG por 1 a 0, mas pelo critério de desempate, ainda segue na lanterna com os mesmos quatro pontos da equipe mineira.

Rennê Carvalho/ABC FC

O elenco alvinegro teve um início bastante promissor, chegando a balançar as redes aos 11 minutos com Felipe Garcia. Mas o assistente Francisco Chaves já havia assinalado impedimento do camisa 9 na jogada.

Com o gol anulado, nitidamente a equipe sentiu e foi caindo de produção aos poucos. Um dejavu do que aconteceu no segundo jogo da final do Campeonato Potiguar, contra o América. Os visitantes chegaram, inclusive, a acertar a trave de Simão.

Nos acréscimos do primeiro tempo, o time mineiro teve a melhor chance da partida após Léo Ceará perder a posse da bola e conceder o contra-ataque. Mas Simão, muito bem no lance, impediu o gol de Alex Sandro.

A baixa atuação se repetiu na segunda etapa. Mas no famoso quem não faz, leva, o ABC abriu o marcador no Frasqueirão. Em escanteio pelo lado direito, Felipe Garcia (o goleiro) fez uma boa defesa, mas na sobra Lucas Tocantins bateu cruzado e Pedro Costa desviou contra o próprio gol.

Quis o destino proporcionar a lei do ex invertida no Maria Lamas Farache, com Pedro Costa que passou pelo clube em 2020.

Rennê Carvalho/ABC FC

O ABC chegou a tomar um susto após abrir o marcador quando o árbitro da partida, Michelangelo, assinalou pênalti de Simão em Daniel Amorim. Mas na revisão do lance no VAR, foi marcado impedimento do atacante na origem da jogada.

Com o resultado, o Clube do Povo somou seus primeiros três pontos e chegou aos quatro, os mesmos do Tombense/MG, mas pelo critério de desempate, o ABC ainda segue na lanterna da competição.

Um bom começo para o técnico Allan Aal sem quaisquer “tombos” no início do caminho. Mas terá uma pedreira pela frente no domingo (28), contra o Sport/PE em Pernambuco.

--

--

André Luís
Universidade do Esporte

Contando algumas histórias por ai. Jornalista em formação pela UFRN e membro do Universidade do Esporte.