O líder supera um de seus algozes do 1° turno

Se no 1° turno o Ceará foi algoz do verdão, no returno a história foi diferente

Januncio Jr.
Universidade do Esporte
3 min readJul 30, 2022

--

FOTO: Gabriel Leite/UDE

No primeiro turno, o Palmeiras só perdeu dois jogos no campeonato e um deles foi na estreia para o Ceará. A equipe alviverde foi surpreendida pelo Vozão e ficou com a derrota dentro de casa por 3 a 2.

Antes da partida, o Alvinegro vinha de 12 jogos sem perder dentro do Castelão como mandante, cerca de três meses invicto em seus domínios. Já o Palmeiras é o único que ainda não perdeu fora de casa no Brasileirão em 2022. Ao todo são cinco vitórias e quatro empates em nove partidas como visitante.

O jogo começou intenso, as duas equipes fazendo pressão na saída de bola de seus oponentes e buscando o ataque.

O Palmeiras encontrou dificuldades para criar por conta da marcação no meio de campo da equipe mandante. Os visitantes tentaram escapar dessa marcação com lançamentos, viradas de lados, troca de passes rápidos no meio de campo e chutes de fora da área, inclusive, foi com um chute quase de fora da área que o placar do jogo mudou.

Aos 30 minutos, Dudu abriu o placar para o Palmeiras. Após um chute de dentro da área de Gustavo Scarpa, o goleiro João Ricardo deu o rebote e o atacante Dudu surgiu de trás e só teve o trabalho de completar para o gol sem marcação.

FOTO: reprodução/ Twitter SE Palmeiras

A equipe cearense tentou a reação ainda no primeiro tempo com alguns escanteios e cruzamentos para dentro da área, mas sem resultado e para piorar o adversário ampliou o placar.

Aos 45', Flaco López recebeu uma bola enfiada de Gustavo Scarpa entre dois defensores do Ceará, ficou cara a cara com o goleiro e só mandou a bola para o fundo das redes — esse foi o 1° gol dele pelo time.

O segundo tempo começou quente, nos primeiros minutos o defensor Richardson derrubou Dudu fora da área. Inicialmente, o árbitro Anderson Daronco não marcou nada e mandou o jogo seguir. Entretanto, após a bola sair do campo, o VAR chamou Daronco para uma revisão do lance e a aplicação de cartão vermelho para Richardson, pelo critério de ser o último homem e fazer uma falta em uma jogada de ataque muito perigosa do Verdão — Dudu estava prestes a invadir a área e ficar sozinho na frente do goleiro João Ricardo.

Depois da expulsão, o visitante conseguiu controlar mais a partida, com posse e finalizações e o Ceará tentou sair em contra-ataques. Porém, o jogo não ainda não tinha acabado e o time mandante conseguiu a marcação de um pênalti, pois o jogador do alviverde Danilo fez uma possível falta em Vina, dentro da área, aos 32 minutos.

Lance teve bastante reclamação dos jogadores e do técnico palmeirense Abel Ferreira. Mas a decisão não foi mudada e nem o VAR chamou dessa vez — Mendoza bateu forte e descontou para o clube cearense.

FOTO: Lucas Emanuel/AGIF

Mesmo com um jogador a menos, depois do gol, o Ceará começou a fazer pressão no time paulista em busca do empate. Entretanto, não surtiu efeito e o jogo terminou com a vitória do Palmeiras por 2 a 1.

Agora, os próximos desafios das equipes serão pelas competições continentais: o Ceará enfrenta o São Paulo fora de casa, quarta(03), às 19h15, no Morumbi pela Sul-Americana e o Palmeiras enfrenta o Atlético-MG também fora de casa e na quarta, às 21h30, pela Libertadores.

--

--

Januncio Jr.
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo (UFRN) e integrante do Universidade do Esporte