O primeiro passo

Em ótimo segundo tempo, Brasil vence por 2 a 0 a seleção da Sérvia com direito a golaço de Richarlison

Flavio Samuel
Universidade do Esporte
3 min readNov 24, 2022

--

Lucas Figueiredo/CBF

Das seleções consideradas mais fortes na Copa, o Brasil tinha pela frente o adversário mais competitivo. Por mais que hoje a Sérvia não jogue entre as seleções de primeiro e segundo escalão europeu, a qualidade de seus jogadores de frente impunha certo respeito. Para piorar o sentimento do torcedor brasileiro, que é extremamente supersticioso, duas das favoritas, Argentina e Alemanha passaram vergonha e perderam na estreia.

Como de costume os jogos de estreia são tomados por muita tensão e nervosismo, e hoje para a seleção brasileira não foi diferente. Contra uma Sérvia que marcava bem tanto em cima como no seu campo de defesa, o Brasil encontrou problemas naturais para encontrar o seu melhor espaço no jogo.

Com Neymar e Paquetá jogando nas costas da primeira linha de defesa do adversário, a defesa que era a responsável pela saída de bola, dependendo muito de ligações ou inversões para os pontos.

Isso causou no primeiro tempo um certo distanciamento dos melhores jogadores do Brasil, e sempre que chegavam no último terço, nervosos, erravam bastante. E apesar do domínio Brasileiro não levou maiores perigos.

Dependendo muito de chutes de fora da área, parecia que mais uma vez essa seleção não venceria uma retranca.Enquanto isso os Sérvios conseguia ter vantagem na saída de bola com seus três zagueiros e o Brasil sofria para marcar a bola do lado oposto. Só que uma atuação sólida da zaga brasileira passava tranquilidade.

Já na segunda etapa a história foi diferente, a pressão da estreia deu espaço para a qualidade e alegria brasileira com a bola. Pressionando melhor a Sérvia na saída de jogo, o Brasil fez com que o adversário recuasse cada vez mais e ficou soberano na partida.

Com Neymar mais perto de Vini Jr as coisas começaram a acontecer para o Brasil, e numa dessas bolas que o camisa 10 recebe entre as linhas adversárias encontra Vinicius que finaliza e no rebote Richarlison aparece para abrir o placar.

Depois do 1x0 o Brasil ficou mais solto e a pressão ficou para o lado sérvio. A partir daí as coisas fluíram mais para a seleção canarinha, com um sintonia e habilidades de brilhar os olhos, o Brasil dominou a Sérvia no restante da partida.

2022 Getty Images, Getty Images Europe

Ainda caberia para Richarlison fazer o gol mais bonito da Copa aos 28 minutos. Vini Jr. mais uma vez aparecia muito bem no 1x1 e com um passe de gênio encontra o nove da seleção. Que naquele momento parece ter incorporado as melhores camisas nove da história, Richarlison, faz um belo malabarismo, que mais lembra a sutileza de um belo ballet para colocar a bola na rede e sacramentar a vitória brasileira.

E parece que o torcedor já encontrou seu xodó para essa Copa.Com um carisma e representatividade que há tempos não se via pelo Brasil, Richarlyson mesmo não sendo a grande estrela, ganhou o coração de vez de milhões de brasileiros com seus gols e simplicidade.

Mas nem tudo são flores.Com o placar já resolvido a preocupação ficou por parte de Neymar saindo do gramado aos prantos, ao que se parece sofreu uma torção no tornozelo e causa muita preocupação.

No mais, a estreia foi ótima para aliviar o peso da estreia, principalmente pela a jovialidade do ataque, que apesar da pouca idade mostrou muita bola. E entre eles Rodrygo, que entrou para fazer a função de Neymar e foi muito bem. Como já joga por ali com o Real Madrid , mostrou que tem condições de ser o camisa 10 da seleção caso a lesão seja confirmada.

--

--