O primeiro voo da Águia de Ceará-Mirim em terras potiguares

Aos trancos e barrancos, Globo superou os gigantes da capital e conquistou o primeiro título da sua história: o Campeonato Potiguar de 2021

André Luís
Universidade do Esporte
5 min readJul 19, 2023

--

Raniery, zagueiro do Globo, comemorando a conquista da Copa Cidade do Natal após vencer o América de Natal (Foto: Gabriel Leite/Universidade do Esporte)

Dez anos desde sua fundação em 12 de outubro de 2012, a equipe do Globo teve uma grande ascensão dentro do futebol potiguar. Logo em sua estreia na primeira divisão em 2014, a Águia conquistou o primeiro turno, a Copa RN (primeiro turno do campeonato), e carimbando sua vaga na decisão da competição, onde consagrou-se vice-campeão após ser superado pelo América de Natal.

A partir de então, a equipe de Ceará-Mirim foi consolidando-se como a terceira força do Rio Grande do Norte, superando equipes tradicionais do interior do estado. Mesmo realizando boas campanhas nas últimas edições e carimbando seu lugar no pódio, a Águia alçar voos mais altos dentro do futebol potiguar, como já conseguiram Potiguar (2004 e 2013), Corintians (2001), Baraúnas (2006) e Assu (2009).

Torcida do Globo festejando a conquista do primeiro turno do Campeonato Potiguar em 2014 diante do Potiguar de Mossoró (Foto: Jocaff Souza)

Em 2021, mesmo que aos trancos e barrancos e longe de ser cotado como favorito ao título, com os holofotes sempre direcionados a ABC e América, o Globo seguiu com suas ambições para levantar seu primeiro título.

Sob o comando de Renatinho Potiguar, a equipe de Ceará-Mirim manteve seu planejamento de uma equipe jovem com grandes talentos. Sendo um dos elencos com a média de idade mais baixa do campeonato. Com grande destaque para Negueba, revelado pelo próprio clube, o atacante rodou por grandes equipes do futebol nordestino mas sem conseguir ter boas atuações, retornou para sua casa para ser a grande referência da equipe.

Nascido em Ceará-Mirim, Renatinho Potiguar comandou a equipe no início do campeonato (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

Apesar da derrota na estreia para o ABC, atual campeão da competição na época, o Globo não deixou se abalar pelo resultado e foi se recuperando no decorrer do primeiro turno. Porém, no meio do percurso, todos foram surpreendidos após a saída de Renatinho Potiguar do comando técnico da equipe.

“Hoje encerro meu ciclo no Globo FC, agradeço a Deus e ao clube pela oportunidade de iniciar minha carreira como treinador de futebol. Minha eterna gratidão a cada atleta, comissão e funcionários, que HONESTAMENTE se dedicaram a cada dia com amor por essa difícil caminhada (…) Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mais também diante dos homens”, postou Renatinho.

Com a saída de Renatinho, coube ao preparador físico Vandeilton Galdino comandar a equipe interinamente, enquanto a cúpula da Águia buscava um novo comandante. Sob o comando do interino, o clube classificou-se para a decisão do primeiro turno, a Copa Cidade do Natal, contra o América de Natal.

Globo festejando a conquista da Copa Cidade do Natal após vencer o América de Natal por 2 a 0 na Arena das Dunas (Foto: Gabriel Leite/Universidade do Esporte)

Mesmo com todo o favoritismo direcionado ao alvirrubro natalense, ainda mais com todo o contexto dentro da Águia, em campo o Globo provou o contrário. Superando a pressão proposta pelo América no primeiro tempo, o tricolor conseguiu ser efetivo quando chegou ao ataque com Negueba e Leozinho, que fizeram os gols, e assim, conquistando o primeiro turno do estadual e carimbando sua vaga na decisão do Campeonato Potiguar.

O segundo turno da equipe de Ceará-Mirim não foi diferente do cenário vivido no primeiro. Novamente, uma surpresa na condução da equipe, após Vandeilton Galdino, que foi mantido no cargo após o bom trabalho com título, foi demitido após contrariar o presidente Marconi Barretto.

Vandeilton Galdino comandou a equipe interinamente no campeonato e conquistou o primeiro turno do Campeonato Potiguar (Foto: Gabriel Leite/Universidade do Esporte)

Para o seu lugar, foi anunciado o jovem treinador de 28 anos, Hugo Chacon. O início foi promissor com uma goleada por 4 a 0 diante do Palmeira de Goianinha, mas a equipe não conseguiu êxito na classificação para a decisão do segundo turno e aguardou de camarote a definição do seu adversário na final do Campeonato Potiguar.

A final propôs um reencontro com o ABC, com quem havia decidido o campeonato em 2017, mas terminou com o vice-campeonato naquela ocasião, e até então não havia vencido o alvinegro na competição atual. Mesmo com todos os problemas de bastidores no decorrer do campeonato, o elenco manteve-se concentrado para buscar o título inédito.

No primeiro encontro das duas equipes no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, a Águia surpreendeu. Foram necessários poucos minutos para que Erick Varão ganhasse na bola área duas vezes e colocasse o Globo à frente na grande decisão. O ABC conseguiu descontar no fim da partida com Marcos Antônio.

Erick Varão foi o autor dos dois gols do Globo no primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar de 2021 (Foto: Zé Bernardo/Globo Futebol Clube)

Às vésperas da grande decisão, o Globo foi novamente surpreendido. Mas desta vez, nada com comando técnico, e sim, com jogadores. O goleiro Pedro Paulo e o atacante Clayton testaram positivo para Covid-19, com isso a equipe tricolor teria dois desfalques importantes no duelo de Natal. Coube ao jovem goleiro Luiz Henrique, de 19 anos, a responsabilidade de substituir um dos pilares defensivos do Globo na competição.

Equipe do Globo que foi a campo na grande decisão no Estádio Maria Lamas Farache com as camisas de Pedro Paulo (nº1) e Clayton (nº9) expostas como homenagem (Foto: Alexandre Lago/Globo Esporte)

Em Natal, no Estádio Frasqueirão, ainda sem torcida devido o cenário da pandemia da Covid-19, o Globo necessitava somente de um empate para enfim conquistar o primeiro título da sua história. Bastante pressionado pelos donos da casa, a equipe se defendeu bem diante de um ABC que pouco efetivo foi em campo. Mesmo com a pressão alvinegra, o Globo não deu por vencido e nos pés de Negueba, abriu o placar no Frasqueirão, ampliando sua vantagem na decisão.

O ABC teve, minutos depois, a grande oportunidade de igualar o marcador na decisão em uma marcação de pênalti, mas o destino quis que Luiz Henrique, fosse o herói daquela noite no Maria Lamas Farache. Na cobrança, o jovem goleiro buscou no lado direito a finalização de Ederson. Mas no lance seguinte, em cobrança de escanteio, Helitão empatou a partida.

Responsável por levar o Globo ao primeiro título da sua história, Hugo Chacon foi o terceiro técnico da equipe na competição (Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte)

Mas não foi suficiente para tirar o título das garras da Águia de Ceará-Mirim, que com o empate, enfim conquistou o seu primeiro título em seus poucos anos de história, mas que já tornava-se uma das principais equipes do futebol norte-rio-grandense.

A Águia, enfim, alçou o seu primeiro grande voo, através da juventude em campo e na área técnica, e colocou seu nome do hall dos campeões potiguares.

Elenco do Globo celebra a conquista do primeiro título da sua história: o Campeonato Potiguar de 2021, após superar o maior campeão da competição em sua casa, o ABC (Foto: Alexandre Lago/Globo Esporte)

--

--

André Luís
Universidade do Esporte

Contando algumas histórias por ai. Jornalista em formação pela UFRN e membro do Universidade do Esporte.