Os 2 melhores times do Brasil empatam novamente

Januncio Jr.
Universidade do Esporte
4 min readAug 21, 2022

No duelo entre os melhores times do país dos últimos anos, mais um empate ocorreu

FOTO: Gilvan de Souza/CRF

Era o grande jogo da rodada, um confronto direto entre o líder e o 3° lugar do Campeonato Brasileiro. Estava em campo dois dos 3 melhores ataques da competição. Os dois últimos campeões da Libertadores. Times com os maiores investimentos do país. E ambos estavam há 11 jogos sem derrota.

Dentro de casa, o Palmeiras é muito forte, já são seis jogos seguidos sem derrota, incluindo Brasileirão e as Copas. E o Flamengo vinha de uma sequência de quatro vitórias fora de casa, também entre Brasileirão e Copas.

Abel Ferreira colocou o que tinha de melhor no elenco, com uma semana completa de treino — já que foi eliminado da Copa do Brasil — , conseguindo escalar a equipe considerada titular por todos. Entretanto, visando a semifinal da Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior escalou mais uma vez o time alternativo. Dessa vez, não só com o goleiro Santos, mas também colocou o zagueiro David Luiz e os volantes João Gomes e Thiago Maia considerados titulares.

Os primeiros minutos foram de um jogo estudado. O Palmeiras, como era o mandante, teve mais iniciativas. Conseguindo realizar uma pressão agressiva na saída de bola do time carioca, que teve dificuldades para sair.

Por volta dos 15’, o Flamengo conseguiu sair mais para o ataque. Aos 21, Gustavo Scarpa fez uma bela jogada dentro da área pelo lado direito, mas chutou para fora. Depois desse lance, o jogo continuou mais equilibrado, a posse de bola ficou entre 51% para o Palmeiras e 49% para o Flamengo.

Aos 29’, o lateral Ayrton Lucas, após a jogada individual para se livrar da marcação, realizou um belo cruzamento e o garoto Vitor Hugo, de apenas 18 anos, cabeceou no cantinho do gol, para o fundo das redes.

FOTO: Gilvan de Souza/CRF

Depois do jogo, o Palmeiras foi para cima. Tentou de tudo que era possível para o empate — chute de fora da área, jogadas na linha de fundo, levantamentos para dentro da área: cobranças de laterais, escanteios, cruzamentos. Mas com a boa marcação defensiva da equipe rubro-negra, o mandante não foi efetivo na busca pelo empate no 1° tempo.

O 2° tempo começou como acabou o 1°. o Palmeiras indo para cima em busca do empate.

Depois de muita pressão, aos 15’ o Palmeiras faz uma bela jogada dentro da área do Flamengo e até conseguiu fazer o gol, porém, foi anulado devido à posição irregular de Raphael Veiga. Enquanto isso, o Flamengo tentava sair em contra ataques.

Depois de tanto tentar, por volta dos 20 minutos, Raphael Veiga consegue realizar algo que ele faz de melhor, chuta de fora da área e marca um golaço, sem chance de defesa para o goleiro Santos.

FOTO: Marcello Zambrana/Gazeta Press

Antes mesmo do empate, Dorival Júnior já se preparava para começar as alterações de sua equipe. Logo depois do gol, entrou a “cavalaria” Everton Ribeiro e Pedro e aos 30' outra parte do time titular: Arrascaeta, Vidal e Gabigol. Com essas mudanças, o Flamengo consegue ganhar a posse do meio de campo.

Mesmo com o domínio no meio, a equipe carioca não conseguiu ter oportunidades para um 2° gol. Como na 1° etapa, os minutos finais foram de pressão palmeirense, que tentou uma virada até nos acréscimos e mais uma vez o Verdão não conseguiu o gol. Agora, a diferença entre eles continua em 9 pontos, o Palmeiras continua líder e o Flamengo se mantém na 3° colocação.

FOTO: Cesar Greco/SEP

Os próximos confrontos das equipes são: o Palmeiras encara o Fluminense sábado(27), no Maracanã pelo Brasileirão. Já o Flamengo, volta para a capital paulista na quarta(24), por ter o compromisso do 1° jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo, no Morumbi.

--

--

Januncio Jr.
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo (UFRN) e integrante do Universidade do Esporte