Os dragões galeses pousam no Qatar

País de Gales chega no Qatar depois de um jejum de 64 anos sem disputar a Copa do mundo

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte
4 min readOct 9, 2022

--

Foto: Reprodução

O País de Gales tem uma história interessante pelo fato de mesmo com a adesão ao Reino Unido e ter pegado costumes ingleses, Gales é uma nação que ainda mantém costumes de sua origem celta, como ser visto como uma das nações celtas modernas e ser um país oficialmente bilíngue, tendo o Galês como uma de suas línguas oficiais, além do Inglês.

No futebol, Gales teve pouquíssimos momentos de exposição mundial. Por mais que o futebol seja um esporte criado pelo seu vizinho, a Inglaterra, mas o esporte predominante no país e que comove a população é o Rugby.

No Rugby, Gales é a segunda maior campeã do campeonato das Seis Nações (torneio disputado entre os 4 países do Reino Unido + França e Itália), além de já ter conseguido a terceira colocação na Copa do Mundo de Rugby e já ter sediado um Mundial da modalidade.

Voltando ao Esporte Bretão, País de Gales só disputou três competições oficiais, sendo a Copa do Mundo em 1958, a Eurocopa em 2016 e a Eurocopa 2020. Curiosamente para um país com tão pouca tradição em competições, as três campanhas foram pra se orgulhar.

Copa do Mundo 1958

Na Copa de 1958, teoricamente a Seleção Galesa não era sequer para participar, pois tinha ficado em 2º lugar do seu grupo nas classificatórias, mas Sudão se recusou a jogar contra Israel pra decidir uma vaga.

A FIFA não queria classificar uma seleção que não tinha disputado nenhuma partida, então foi decidido que Israel iria enfrentar uma Seleção Europeia e num sorteio, a Bélgica foi escolhida, mas recusaram.

Em um novo sorteio, caiu no colo do País de Gales, que venceram Israel duas vezes por 2 a 0 e se classificaram para sua primeira competição oficial.

Na Suécia, o desempenho foi surpreendente, a equipe conseguiu 3 empates num grupo com Suécia, México e Hungria, decidindo a segunda vaga do grupo num jogo de desempate contra a Hungria, então vice-campeã do mundo em 1954, com vitória de Gales por 2 a 1. Um porém sobre esse jogo é que a Hungria não tinha Puskas e outros jogadores da geração de ouro, por questões políticas.

Com o avanço às quartas de finais, os Dragões enfrentaram o Brasil e perderam por 1a 0, o gol foi marcado por um jovem de 17 anos que marcava seu primeiro gol em Copas do Mundo, Pelé.

Hiato

Ryan Giggs foi um dos maiores jogadores de Gales, além de ter sido um dos maiores ídolos da história do Manchester United, porém, a geração de coadjuvantes não colaborou muito e os galeses não tiveram nenhum sucesso esportivo no tempo de ativa do Giggs.

Suicídio Gary Speed

Antes de aposentar, Gary Speed foi jogador e treinador do Sheffield United, após a aposentadoria, ele continuou no comando da equipe por 1 ano antes de assumir o comando da seleção de Gales, porém, em 27 de novembro de 2011, Speed foi encontrado morto em sua casa, a causa da morte foi suicídio. Para o seu lugar foi chamado Chris Coleman, amigo de Speed e que posteriormente levaria Gales para a Eurocopa 2016.

Euro 2016

Gales se classificou pela primeira vez para uma Eurocopa na história do país em 2016, com Gareth Bale, Ramsey e CIA. Os galeses não se deixaram abalar e passaram para as oitavas em primeiro lugar num grupo com Inglaterra e Rússia. Nas oitavas eles venceram a Irlanda do Norte por 1 a 0 e nas quartas venceram a geração de ouro da Bélgica por 3 a 1. A trajetória na competição se encerrou com uma derrota para Portugal nas semifinais por 2 a 0.

Euro 2020

Já na edição seguinte, os dragões conseguiram se classificar novamente, mas tiveram uma campanha inferior, foram eliminados nas oitavas pela Dinamarca numa derrota por 4 a 0.

Copa do Mundo Qatar 2022

Gareth Bale continua marcando seu nome na história do país e se consolidando como o maior nome da história de Gales no futebol. Num jogo emocionante contra a Ucrânia, Bale cobrou falta pro gol, contou com desvio do adversário e o gol contra classificou Gales para a sua primeira Copa do Mundo depois de 64 anos de jejum.

Apesar de ter o pior aproveitamento em 2022 entre as seleções que vão à Copa, Gales está num grupo acessível com Inglaterra, Estados Unidos e Irã e terão a missão de tentar manter o histórico de Gales nunca ter sido desclassificada na fase de grupos de uma Copa ou Euro.

--

--

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo da UFRN. Integrante da Universidade do Esporte. Amante dos esportes