Polônia

É hora de fazer história

Renato Reis
Universidade do Esporte
4 min readOct 13, 2022

--

Elenco da Seleção Polonesa em2022 (Foto: Andrew Halseid-Budd/Getty Images)

As Águias Brancas, como é popularmente conhecida a seleção polonesa, vão à Copa do Mundo no Catar preparadas para fazer história. Sem muitas estrelas, os poloneses se apegam a individualidade do seu craque e promessa de gols, Robert Lewandowski, atacante do Barcelona, eleito duas vezes como o melhor jogador do mundo (2020 e 2021), capitão, artilheiro e jogador com mais jogos na história da seleção polaca.

Com essas credenciais Lewandowski instiga o sonho polonês de ir à sua primeira final de Copa do Mundo e quem sabe, ser campeão do maior e mais importante torneio de seleções do planeta.

Seleção de um homem só?

Robert Lewandowki, artilheiro multipremiado (Foto: Reprodução Facebook)

É fato que quando falamos da Seleção Polonesa de Futebol, o primeiro jogador que vem à mente é o craque do FC Barcelona, Robert Lewandowski. Além de artilheiro da equipe, também leva consigo a honra de ser o capitão polonês. Mas será que só dos gols e belas jogadas de Lewandowski é que vive a “Águia Branca”? Para a sorte e a esperança dos torcedores poloneses, não.

Alguns nomes vêm ganhando notoriedade internacional e fazendo boas partidas pelas suas equipes, como é o caso de Piotr Zielinski, meia que defende o Napoli, equipe italiana que está na 1ª colocação do Campeonato Italiano e do seu grupo da Liga dos Campeões.

Outro nome que vem em um bom momento é Nicola Zalewski, jovem lateral-esquerdo da Roma. Podemos citar também bons jogadores defensivos, como Jan Bednarek, zagueiro do Aston Villa, Karol Linetty, volante do Torino e do já experiente goleiro da Juventus, Wojciech Szczęsny.

Os poloneses depositam suas esperanças em uma seleção que une vigor e garra, com uma pitada de agilidade e técnica. Comandada pelo técnico Czesław Michniewicz, os polacos têm tudo para surpreender na competição.

Reeditar feitos e entrar na história

Historicamente a seleção polonesa não tem muitas participações em Copas do Mundo, das 21 edições já ocorridas, os alvirrubros participaram apenas de 8 e irão em 2022, no Catar, para o seu 9º Mundial.

Dentre as 8 participações, as melhores campanhas foram em 1974, na Alemanha, e em 1982, na Espanha, com uma terceira colocação. Na Copa da Argentina, em 1978 a Polônia saiu na segunda fase e em 1986, na Itália, caiu nas oitavas de final. Por fim, em suas outras participações, as “Águias Brancas” não passaram da primeira fase (França 1938, Coréia/Japão 2002, Alemanha 2006 e Rússia 2018).

Seleção Olímpica Polonesa — 1972 (Foto: Peter Robinson / PA Images)

Mas se o desempenho em Copas do Mundo não foi tão satisfatório, não podemos falar o mesmo em relação as Olimpíadas. Com a chamada “Era de ouro”, a seleção polonesa sagrou-se campeã das Olimpíadas de 1972, em Munique, na Alemanha. Essa mesma geração alcançou a histórica medalha de bronze na Copa do Mundo de 1974.

O caminho histórico

A seleção Polonesa de Futebol se classificou para a Copa do Mundo do Catar 2022, através da repescagem. Após ficar na segunda colocação do grupo I, com 20 pontos, atrás apenas da Seleção Inglesa, os poloneses tiveram o direito de jogar o mata-mata eliminatório.

No primeiro confronto, válido pela semifinal, a seleção teve seu jogo contra a Seleção da Rússia cancelado por conta da invasão Russa à Ucrânia, sendo assim, como sanção esportiva, a vaga na final ficou automaticamente com os alvirrubros.

Na fase decisiva os poloneses enfrentaram a seleção Sueca e após a vitória por 2 a 0, tiveram o direito de participar do campeonato mundial de seleções, organizado pela FIFA.

No Catar, os poloneses estarão no Grupo C, disputando uma das duas vagas nas oitavas de final contra Argentina, Arábia Saudita e México.

Em um grupo onde espera-se uma sobressalência dos Argentinos, Polônia e México estão em equilíbrio e provavelmente disputarão a segunda vaga do grupo. Com isso, vale à pena ficar de olho no jogo entre as duas seleções, que já acontecerá na primeira rodada e pode ser o fiel da balança para ambas as equipes dentro da competição.

Títulos Mundiais

Nenhum

Participações em Copas

8 participações

Principais goleadores na história

Robert Lewandowski — 74 gols

Wlodzimierz Lubanski — 48 gols

Grzegorz Lato — 45 gols

Kazimierz Deyna — 41 gols

Ernest Pol — 39 gols

--

--