Quando o “Dinizismo” é eficaz

Vivendo uma gangorra de atuações, Fluminense vence Avaí e volta ao G6

Renato Reis
Universidade do Esporte
2 min readJun 21, 2022

--

Faz o “L”. Cano marca seu 22º gol na temporada e Fluminense volta a vencer. FOTO: Lucas Merçon.

Quem acompanha de perto sabe, não se pode esperar regularidade de atuações nas equipes treinadas por Fernando Diniz e no Fluminense não tem sido diferente. Após atuação magistral na vitória frente ao Atlético-MG, perdeu de maneira pífia em casa para o Atlético-GO e empatou com o América-MG, jogando desde os 10 minutos do primeiro tempo com um jogador a mais, o tricolor carioca voltou a vencer e a ficar na parte de cima da tabela.

O tão falado “tic-tac” das equipes de Diniz fez efeito logo aos 4 minutos da primeira etapa, quando Germán Cano, recebendo lindo passe de Arias, anotou o primeiro gol da partida e seu 22º gol na temporada, se tornando o maior goleador do futebol brasileiro no ano e chegando a vice-artilharia do Brasileiro com 7 gols.

A partida não poderia começar melhor para a equipe do Rio de Janeiro, que jogando em seus domínios, manteve a característica de ter a posse de bola, criando algumas boas chances de gols, mas não tendo sucesso nas finalizações. Pelo lado do Avaí, muita correria e pouca ousadia, atrás no placar, a equipe de Eduardo Barroca mais esteve atrás da bola do que com ela, finalizando apenas uma vez em todo primeiro tempo.

Na segunda etapa o que se viu foi um Fluminense reativo, com uma postura diferente, sofrendo com alguns ataques do adversário, que aos 13 minutos chegou a balançar as redes, mas em lance revisado pelo VAR teve seu gol anulado. O Avaí continuou buscando o empate, mas sem qualidade nas finalizações, foi facilmente parado pelo goleiro Fábio.

Aos 26 minutos, quando a equipe avaiana pressionava, foi o Fluzão quem marcou. Após uma trapalhada da zaga catarinense, Matheus Martins conseguiu ampliar o resultado, fazendo o segundo gol da partida, que sacramentou mais uma vitória do time de guerreiros. Depois do gol, o time ainda acertou o travessão de Vladimir duas vezes, mas a partida acabou mesmo 2 a 0 para os donos da casa.

Dessa vez, com a eficácia do “Dinizismo”, o Fluminense conseguiu chegar aos 18 pontos no campeonato, se aproximando dos líderes e chegando a 6ª colocação, com a mesma pontuação de Athletico-PR e Atlético-MG, 3º e 4º colocados, respectivamente. Já o Avaí, que vinha de duas vitórias consecutivas, parou nos 17 pontos, ficando na 11ª colocação.

Agora o clube das Laranjeiras tem pela frente um clássico carioca contra o Botafogo, no Nilton Santos, enquanto a equipe de Florianópolis tem a dura missão de encarar em casa, na Ressacada, o Palmeiras, líder da competição. As duas partidas são válidas pela 14ª rodada do Brasileirão 2022.

--

--