Raphael Veiga perde pênalti, mas Palmeiras vence clássico contra o Santos

Apesar de uma tarde muito quente na Vila Belmiro, o jogo foi morno na maior parte do tempo

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte
2 min readMay 30, 2022

--

Foto: S.E. Palmeiras/Reprodução

Antes da partida que valia a liderança provisória do Campeonato Brasileiro, em caso de vitória de qualquer um dos times, Santos e Palmeiras entraram em campo com um prognóstico feito antes de a bola rolar.

O time de Abel Ferreira, já tido como a equipe com mais capacidade técnica, no jogo, se propôs a dominar mais o seu adversário. Apesar da maior posse de bola no primeiro tempo, o alviverde teve pouco dinamismo e quase nenhuma criatividade no meio de campo, criou poucas chances, o que deixou clara a falta que Danilo, que está na Seleção Brasileira, faz no elenco.

O Santos, num 4–5–1 sem a bola, se defendendo mais e saindo no contra-ataque, teve mais velocidade nas transições da defesa pro ataque e construiu as melhores chances na primeira etapa. Uma dessas foi aos 22 minutos, quando Leo Baptistão deixou a zaga palmeirense para trás e arriscou um chute no gol, mas a tentativa parou na defesa de Marcelo Lomba. Aos 39 minutos, Madson recebeu um cruzamento na área e cabeceou sem sucesso. No rebote, Léo Baptistão roubou a bola de Zé Rafael, cruzou rasteiro, Gabriel Menino cortou mal e a bola sobrou para Marcos Leonardo, que anotou o primeiro gol. Na origem da jogada, porém, o juiz entendeu que houve falta de Léo Baptistão em Zé Rafael.

A segunda etapa não destoou muito do primeiro tempo, foram poucas chances e mais posse de bola da equipe de Abel Ferreira. O Santos até conseguiu pressionar e ainda fez quatro finalizações contra apenas uma do Palmeiras, além de igualar a posse de bola. Fabían Bustos foi trocando as peças de ataque e meio campo e não teve o retorno técnico esperado.

Quando tudo parecia continuar no banho-maria, Marcos Rocha é empurrado dentro da área por Rodrigo Fernandéz, aos 23 minutos. Em campo, nada foi marcado, mas o VAR acionou o árbitro e o pênalti foi marcado.

Inacreditavelmente, depois de 24 pênaltis convertidos com a camisa do Palmeiras, Veiga mirou no gol e acertou na trave. Desperdiçou sua primeira cobrança defendendo as cores do alviverde paulista.

O tom morno se mantinha em campo, até que num escanteio bem cobrado por Scarpa, Gomez cabeceou, contou com desvio e a rede balançou com o único gol da partida.

O Santos não vence o Palmeiras desde 2019. São 3 derrotas e 1 empate nesse recorte.

Na próxima rodada, o time da Vila Belmiro vai visitar o Atlético Paranaense, em Curitiba. Já o time paulista jogará contra o Atlético Mineiro.

--

--

Dhimitri Campos
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo da UFRN. Integrante da Universidade do Esporte. Amante dos esportes