Reação relâmpago

Com dois gols do lateral Fábio Santos, Corinthians bate Atlético Mineiro no Mineirão e assume a vice-liderança do Brasileirão

Murilo Martins
Universidade do Esporte
4 min readJul 25, 2022

--

Foto: Rodrigo Coca / Twitter @Corinthians

No início da noite de domingo (24), Atlético Mineiro e Corinthians se enfrentaram no Mineirão pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em sua última partida, o Galo empatou fora de casa contra o Cuiabá, já o Timão veio de uma vitória em casa sobre a equipe do Coritiba.

Antes do início da partida, o time mineiro ocupava a quarta colocação com 32 pontos. Pelo lado paulista o panorama era bem parecido, ocupava a terceira posição na tabela com os mesmos 32 pontos conquistados. Um fato interessante era que qualquer equipe que vencesse a partida chegaria à vice-liderança da competição.

Cuca, recém-contratado, ainda não assumiu o comando do time do Atlético, por isso, na partida contra o Corinthians, a equipe teve em seu comando técnico o auxiliar Lucas Gonçalves, que assumiu o posto de treinador interino após a demissão de Turco Mohamed. O time de Lucas Gonçalves teve Everson no gol, Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana na defesa. O meio de campo com Jair, Allan e Nacho, e no ataque, Zaracho, Keno e Hulk.

Vítor Pereira, treinador corinthiano, teve que escalar sua equipe sem poder contar com Cássio, Renato Augusto e Júnior Moraes (departamento médico) e Rafael Ramos (suspenso). O Timão foi a campo com o goleiro Carlos Miguel (estreando no time), Fagner, Bruno Méndez, Balbuena (reestreando na equipe) e Fábio Santos eram os defensores. Pelo meio do campo Maycon, Du Queiroz e Giuliano, e, fechando a escalação, Adson, Yuri Alberto e Willian.

Bola em jogo

O primeiro tempo começou com o Timão pressionando com muita intensidade a saída de bola do Atlético, que só conseguia sair da pressão com chutões. Em uma das vezes que o Galo conseguiu sair jogando com qualidade chegou ao gol. Aos 8 minutos de partida, Mariano recebe a bola com liberdade pela ala direita e faz o cruzamento, a bola é desviada por Fábio Santos e sobra do outro lado com Keno, que domina, ajeita o corpo e chuta com perfeição, fazendo a bola entrar na junção da trave com o travessão, uma verdadeira pintura.

Depois do gol a equipe mineira partiu pra cima do Corinthians. O Galo tinha mais posse de bola e levava muito perigo ao gol defendido por Carlos Miguel, principalmente com Keno e Zaracho. O Timão tentava reagir trocando passes, mas a pressão atleticana era sufocante. Por volta dos 30 minutos, o Atlético abaixou suas linhas de marcação e também deixou de pressionar com tanta intensidade, o que fez com que o Corinthians ficasse mais tempo com a bola. Mas essa posse de bola não trazia perigo para a equipe do Galo devido à falta de construção e criatividade do meio de campo do Corinthians. Fim do primeiro tempo: Atlético-MG 1x0 Corinthians.

Na volta para o segundo tempo, o treinador Vítor Pereira tirou Willian e Giuliano para colocar Roger Guedes e Cantillo para tentar uma reação. Mas os primeiros quinze minutos da segunda etapa foram um espelho do primeiro tempo, o Galo ficando mais com a bola e o Timão com problemas na construção das suas jogadas. Aos 65 minutos, o treinador corinthiano fez mais duas substituições, tirou Maycon e Yuri Alberto e colocou Roni e Gustavo Mosquito. Lucas Gonçalves respondeu colocando Pedrinho e Otávio nos lugares de Keno e Jair.

No duelo das alterações o Timão se deu melhor. Com a melhora da equipe adversária, o treinador atleticano decidiu mudar o meio de campo, tirou Nacho para colocar Pavón. Vítor Pereira aproveitou a parada e fez sua última substituição, tirou Adson e apostou no atacante Giovane, de apenas 18 anos.

O Corinthians melhorou na partida e passou a incomodar o Galo. Aos 80 minutos, após uma boa jogada pela direita, Fagner recebeu livre e cruzou em direção à área atleticana, Fábio Santos apareceu como elemento surpresa e cabeceou a bola, que entrou no canto esquerdo de Everson para empatar o jogo. O empate elevou os ânimos dos jogadores e colocou fogo na partida.

O Timão partia pra cima do Atlético. Em um belo lance individual de Giovane, o atacante driblou Mariano e ao entrar na área, foi derrubado por Júnior Alonso. O árbitro Ramon Abatti Abel mandou o jogo seguir, mas o VAR indicou a revisão. Após checar o lance na cabine, foi confirmado o pênalti. Fábio Santo foi para a bola e, aos 85 minutos, converteu a cobrança e virou a partida para o Timão.

Após sofrer a virada, Lucas Gonçalves colocou os atacantes Alan Kardec e Vargas nos lugares de Zaracho e Allan para buscar o empate nos minutos finais. Mesmo com tantos cruzamentos e jogadas ofensivas o resultado continuou no placar. Fim de jogo: Atlético-MG 1x2 Corinthians.

O Galo tomou conta do jogo na maior parte do tempo, mas em dois erros defensivos sofreu dois gols. A equipe paulista soube aproveitar as chances que teve e conseguiu em dois lances de muita insistência marcar os gols que lhe deu a vitória.

Com essa derrota, a equipe atleticana se mantém na 4ª colocação na tabela com 32 pontos. Com esse resultado, o Timão sobe para a vice-liderança e atinge a marca de 35 pontos, 4 atrás do líder Palmeiras.

O Atlético Mineiro volta a campo no domingo (31), fora de casa, em duelo contra o Internacional no Beira-Rio, às 16h. Já o Corinthians enfrenta o Botafogo no sábado (30), na Neo Química Arena, em São Paulo, às 19h. Os dois jogos válidos pela 20ª rodada do Brasileirão.

--

--