Resumo das Quartas de Final

Homens separados dos meninos: chegou a semana da decisão no Catar

Hildo Nogueira
Universidade do Esporte
5 min readDec 13, 2022

--

A Copa do Mundo do Catar chega em sua última semana e apenas quatro seleções seguem na disputa pelo título. A fase de quartas de final deixou favoritos pelo caminho, trouxe feito inédito e deixou a possibilidade de repetição da final da última copa.

Brasil x Croácia

Marquinhos perdeu o último penâlti contra a Croácia /Foto: Twitter Copa do Mundo FIFA

A seleção Brasileira decepcionou e caiu novamente nas quartas, repetindo 2006, 2010 e 2018. Com amplo favoritismo, o Brasil perdeu o meio de campo para os Croatas e não conseguiu demonstrar sua superioridade na partida, principalmente na primeira etapa.

Modric foi o senhor do meio de campo, sempre livre pra circular por diversas faixas e cadenciar o jogo. Ditando o ritmo, os europeus quando não tinham a bola fechavam bem o meio e não permitiam que passes verticais fossem efetuados.

Com a posse, conseguiam trocar passes com superioridade numérica pelo centro. O Brasil não conseguiu encaixar a marcação e não pressionava para roubar a bola no campo de ataque, deixando o jogo do jeito que a Croácia gosta.

No segundo tempo, a seleção passou a criar mais, porém não foi o suficiente para mexer no placar. Na prorrogação, o gol de Neymar dava a “certeza” da classificação, mas um erro coletivo de um time que tomou contra ataque quando estava na frente do placar, com apenas 5 minutos por jogar, colocou tudo a perder.

O gol de empate marcado por Petkovic foi um duro golpe na equipe Brasileira, que parecia já entrar derrotada na disputa de pênaltis que veio a seguir. Os Brasileiros bateram mal, Alisson não pegou nenhum e a Croácia foi de novo para semifinal.

A derrota fica com a marca dos erros de Tite, que não conseguiu encontrar soluções para um jogo onde era muito nítida a forma que os Croatas tentariam fazer, travando o jogo Brasileiro para tentar levar ao tempo extra, onde a equipe Croata vem obtendo sucesso desde a Copa passada.

Argentina x Países Baixos

Messi no mesmo patamar de Maradona? / Foto: Twitter Copa do Mundo FIFA

Mais um jogo para ficar na história das Copas entre Sul-americanos e Europeus. Em jogo que já foi final e semi de Copa, os Hermanos chegaram a semifinal da atual edição com muita dificuldade.

Após abrirem 2 a 0, sofreram o empate no último minuto e só conseguiram a vaga na disputa por pênaltis. Foi um jogo para confirmar como está nivelado o futebol de seleções atualmente. Não há super time. Uma Argentina que tem as suas dificuldades para propor jogo, que muito depende de Messi para ter brilho ofensivo, consegue chegar longe e ter reais chances de título.

Os companheiros de equipe do craque são verdadeiros operários nesse contexto, contando com um brilho aqui e ali, mas deixam tudo muito a cargo do jogador do PSG. A albiceleste deixou a impressão de que pode ganhar ou perder de qualquer um, mas tem um espírito de luta que não os faz desviar o foco tão facilmente nas adversidades.

A Copa que não vem para eles desde 1986 é uma verdadeira obsessão para atletas e a fantástica torcida que vem dando show nos estádios do Catar. Essa atmosfera ajudou a Argentina a chegar longe e pode ser fundamental para uma possível conquista.

Marrocos x Portugal

O gol mais importante do Futebol Africano em todos os tempos / Foto: Twitter Copa do Mundo FIFA

Sabia-se que era um jogo com favorito, mas que tudo poderia acontecer. E aconteceu. Marrocos marcou história a ser a primeira seleção africana a chegar em uma semifinal na história dos mundiais. Para isso, contou com uma defesa sólida (a melhor da competição) e jogadores que abusaram da transpiração.

Os Leões do Atlas se comportam como tal, entrando em cada disputa como se estivessem em uma luta para defesa territorial. O que correm, se doam e representam sua apaixonada torcida chega a ser comovente. Os destaques do time ficam do meio para trás, como Amrabat e o goleiro Bono.

Também por isso, Portugal pouco conseguiu criar contra os marroquinos e isso fez com que os lusos fossem se frustrando com o passar do tempo. O gol, em uma das poucas chegadas do Marrocos, marcado por En-Nesyri, deu a confiança para os africanos fazerem o jogo que gostam de praticar.

A defesa se portou bem por cima e por baixo e nem a entrada de Cristiano Ronaldo na segunda etapa foi suficiente para que os portugueses marcassem um gol. No final da partida, o choro. Choro de um craque, um dos maiores de todos os tempos, que disputou sua última Copa, e choro de uma nação que fez história no futebol. E pode fazer ainda mais. Não à toa classificaram em primeiro no seu grupo e deixaram Espanha e Portugal pelo caminho.

França x Inglaterra

Giroud decidiu e os favoritos estão próximos de mais uma final / Foto: Twitter Copa do Mundo FIFA

Os franceses serão os adversários dos marroquinos na semifinal. Em jogo bastante esperado (e bom) contra os ingleses, venceu quem soube decidir. Abrir o marcador com Tchouaméni após um bom início deixou a França relaxada na partida.

Aos poucos, a Inglaterra foi tomando conta do jogo até chegar ao empate com Kane, de pênalti. Após a igualdade, os ingleses seguiram jogando melhor, mas Giroud apareceu para recolocar os azuis na frente de novo, completando de cabeça na disputa com Maguire.

O maior artilheiro da história da seleção francesa soube decidir, algo que faltou para de quem mais se esperava do outro lado: Harry Kane. No segundo pênalti que teve para cobrar, mandou a bola na lua e com ela a chance de conquistar um título que não vem desde 1966.

A França segue com chances de conquistar um bi campeonato consecutivo. Mesmo com muitos desfalques mostram toda a sua qualidade e preparo psicológico, sendo o melhor time que chegou na fase semifinal.

A conferir se teremos uma repetição (França x Croácia), um embate entre favoritos (Argentina x França), uma final sem seleções europeias (algo que não acontece desde 1950 e aconteceria com Argentina x Marrocos) ou um inédito e surpreendente Croácia x Marrocos. Não dá pra duvidar de nada, está tudo bastante nivelado.

--

--