Sábado de despedida, de surpresa e de decepção

No último jogo do ano, o ABC venceu o Vila Nova em casa e impediu mais um acesso à Séria A

Lucas Thiago
Universidade do Esporte
2 min readNov 27, 2023

--

O ABC enfrentou, neste sábado (25), o Vila Nova no estádio Frasqueirão. O Vila ainda sonhando com o acesso, iniciou a rodada na 4ª posição e só dependia das próprias forças para chegar à Série A do Brasileirão. O alvinegro, já rebaixado, começou a partida atrapalhando a vida do Tigre.

Thonny Anderson, que entrou aos 8 minutos de jogo depois da lesão de Matheus Anjos, fez cobrança de falta aos 14 minutos e o capitão Rafael Donato desviou contra, abrindo o placar em Natal.

No decorrer do primeiro tempo, o Vila teve maior posse de bola, mas não conseguiu encaixar suas jogadas e levar perigo à meta alvinegra. Parecia que o ABC era quem brigava por uma vaga na divisão de elite do futebol brasileiro.

No final da primeira etapa, o personagem principal da partida apareceu novamente. Após jogada pela esquerda, a bola sobrou para Thonny Anderson que fuzilou pro fundo das redes do Vila Nova, fazendo 2 a 0 ainda no primeiro tempo.

Na segunda etapa, a considerável torcida do Vila Nova presente em terras natalenses subiu o grito de “eu acredito”. Assim como no primeiro tempo, o Vila apostou em jogadas laterais.

O ABC adotou uma estratégia mais conservadora, tentando criar suas jogadas em contra-ataque. E a jogada característica do Tigre deu certo. Após cruzamento de Diego Renan, o capitão Rafael Donato, que fez gol contra no primeiro tempo, fez um à favor na segunda etapa, diminuindo o placar no Frasqueirão.

Após isso, o volante virou centroavante, tentando repetir o feito da reação, mas o que aconteceu mesmo foi outro gol do ABC, mais um do Thonny Anderson, que aos 49 minutos da etapa final, cobrou pênalti sofrido por Anderson Cordeiro e sacramentou a vitória do ABC.

Após o terceiro gol do ABC, a torcida do Vila Nova apresentou atos de indisciplina e o jogo ficou parado por quase 10 minutos. Na volta, o jogo foi até os 64 minutos, o que deu tempo para mais um gol de Rafael Donato, ainda assim não sendo suficiente para o acesso.

Fim de jogo, 3 a 2 para os donos da casa. Para o ABC, fica a despedida da série B em casa e com vitória, mas fica também a sensação de que a reação começou tarde e a frustração de mais uma vez voltar à terceira divisão. Para o Vila Nova, a tristeza de ter chegado perto do seu primeiro acesso para a Série A e ver tudo ir por água abaixo após uma derrota para o lanterna.

--

--