Santos vence na Ressacada e Avaí chega a sua sétima derrota consecutiva

Equipe catarinense está prestes a superar sua pior campanha no Campeonato Brasileiro; Santos segue perseguição aos primeiros colocados

Junior Lins
Nov 7 · 3 min read
(Foto: Roberto Zacarias /Mafalda Press / Estadão Conteúdo).

A campanha do Avaí no Campeonato Brasileiro deste ano certamente ficará marcada negativamente na história da equipe catarinense. Já são 11 jogos sem vencer, sendo sete derrotas consecutivas.

Nesta rodada, a 31ª da competição, o adversário do Leão foi o Santos. A história do jogo, devido ao retrospecto recente dos dois clubes, parecia se desenhar para uma fácil vitória alvinegra, mas para o Peixe ganhar do Avaí não foi tão simples assim.

A equipe da Vila Belmiro começou o jogo de forma elétrica. Parecia que iria continuar com o mesmo gás que havia acabado a rodada anterior, na qual venceu o Botafogo por 4 a 1.

Logo aos oito minutos, após uma jogada ensaiada em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Eduardo Sasha, que abriu o placar. O artilheiro santista chegou ao seu 12º gol na competição e deu fim ao jejum de três jogos do clube alvinegro sem marcar gols em jogos fora de casa.

O Avaí até tentou esboçar uma reação, mas não demorou muito pra o Peixe ampliar. Marinho, em jogada que tem se tornado sua característica, abriu para a esquerda e soltou um “mini-míssil aleatório” rasteiro para fazer o segundo do Santos.

Insatisfeito com a atuação do seu time, o treinador do Leão, Evandro Camillato, ainda aos 29 minutos do primeiro tempo, tirou um dos seus três zagueiros, o Zé Marcos, e colocou o meia João Paulo, em busca de que seu time adotasse uma postura mais ofensiva na partida.

A alteração do professor avaiano deu certo. João Paulo, que havia acabado de entrar, acertou um chute de primeira no ângulo do goleiro santista, Everson. Se gol bonito valesse dois, a partida estaria empatada naquele momento.

Após o gol do Avaí, o Santos pareceu sentir o golpe e passou a ter dificuldades para criar. A impressão que se tinha era de um grande desgaste físico. Porém, mesmo com a equipe santista em um momento ruim na partida, o Leão demonstrou sua incapacidade de alterar o placar desfavorável.

No segundo tempo, a situação persistiu. O Peixe não criava e o time avaiano não conseguia transformar em gol seu maior volume na partida, o que justifica sua atual condição no campeonato.

O zagueiro do Santos, Gustavo Henrique, em falta que impediu uma chance clara de gol do clube catarinense, foi expulso da partida aos 16 minutos do segundo tempo. Com um a menos, o técnico Jorge Sampaoli tirou Soteldo, que teve noite distante das suas últimas atuações, para dar lugar ao defensor Luiz Felipe, no intuito de recompor sua zaga.

No final do jogo, a vantagem numérica do Avaí se desfez. O lateral Léo foi expulso após receber seu segundo cartão amarelo, em falta feita em Marinho.

Como fica

Até o momento, o Leão se iguala com a pior campanha da competição na era dos pontos corridos, ocasião em que o América de Natal conquistou apenas 17 pontos em todo o campeonato.

Já o Santos está muito perto de consolidar sua vaga na Libertadores de 2020. A equipe paulista venceu sua terceira partida seguida e chegou aos 61 pontos, em uma situação confortável no G-4.

Na próxima rodada

O Santos volta aos gramados no sábado, 9, quando enfrenta o Goiás, no Serra Dourada.

Enquanto o Avaí, em busca de acabar sua sequência negativa, encara o Botafogo, no estádio Nilton Santos, na segunda-feira,11.

Universidade do Esporte

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade