Será um recomeço?

Januncio Jr.
Universidade do Esporte
3 min readApr 17, 2023

Após três grandes golpes, o Flamengo entra em campo novamente e estreia com vitória no Brasileirão 2023

FOTO: Maga Jr/Agência F8/Gazeta Press

Parece que voltei no tempo e estou reescrevendo o meu primeiro texto por aqui. Foi há quase um ano, na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, duelo entre Flamengo e Cuiabá. O Flamengo vinha de três derrotas seguidas, tinha acabado de demitir Paulo Sousa, enfrentava um time comandado pelo treinador Antônio Oliveira e a equipe rubro-negra acabou ganhando com gols de Ayrton Lucas e Gabigol.

Agora, depois do momento “Déjà Vu”, vamos para o jogo de hoje… o Flamengo entrou em campo ao som de protesto, dos mais de 40 mil torcedores no Maracanã. A cobrança da torcida fez efeito e o mandante foi para cima do Coritiba.

Aos 7’, o lateral esquerdo, Ayrton Lucas, arriscou um chute de fora da área e o goleiro Gabriel Vasconcelos defendeu. Bom, parece que foi só um ensaio para o que viria 4 minutos depois… Novamente, Ayrton Lucas, chuta de fora da área e dessa vez sem chances para o arqueiro do Coritiba, assim marcando um golaço e fazendo 1 a 0 para o Flamengo — o início do “Déja Vu”.

FOTO: Alexandre Durao/ZIMEL PRESS

No decorrer da primeira etapa, a equipe paranaense não conseguia sair do campo de defesa, pois o time da Gávea não estava dando espaço. Os comandados de António Oliveira estavam ficando “asfixiados” com a agressividade da marcação do Flamengo, apertando e forçando o erro dos jogadores do Coxa. No fim, Matheus França finalizou na entrada da área e a bola beijou a trave.

A segunda etapa começou que nem a primeira, com o Flamengo em busca do gol para ampliar o placar. Não demorou muito e na marca dos 9 minutos, Gerson sofreu um chute em sua perna dentro da área e a penalidade máxima é marcada. O camisa 10, Gabriel Barbosa, vai para a cobrança e aumenta a vantagem rubro-negra aos 10’ do segundo tempo. Os minutos restantes foram de bola sendo circulada no campo do Coritiba de uma lado para o outro e de mais finalizações rubro-negras.

FOTO: Alexandre Neto/Photopress/Gazeta Press

Com gols de Ayrton Lucas e Gabigol, aquele resultado do primeiro texto que fiz estava se “repetindo”, mas no apagar das luzes, Pedro marcou o terceiro para o Flamengo — após uma cobrança de falta cobrada por Marinho, a bola em um bate-rebate sobra para o artilheiro reverência, ele tabela com Victor Hugo e dá uma cavadinha dentro da área para o fundo das redes —, assim, fechando a conta no placar.

Por fim, um pequeno adendo para a volta de Bruno Henrique, que ficou de fora dos gramados por cerca de 10 meses, depois de sofrer uma grave lesão no duelo que mencionei no começo do texto, entre Flamengo e Cuiabá. Ele entrou por volta dos 23’ do segundo tempo, no lugar de Everton Cebolinha, após a torcida pedir a entrada dele.

FOTO: Paula Reis / CRF

Agora, o Flamengo vira a chave e se prepara para o confronto da próxima quarta-feira, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, contra o Ñublense, já no comando do novo treinador Jorge Sampaoli. Já o próximo duelo do Coritiba vai ser com o Fortaleza, domingo, às 18h30 pelo Brasileirão.

--

--

Januncio Jr.
Universidade do Esporte

Estudante de jornalismo (UFRN) e integrante do Universidade do Esporte