Tradição vs Momento: o confronto de campeões

Boston Celtics e Golden State Warriors começaram decidir a temporada 21/22 da NBA, num encontro que opõe a tradição do time de Massachussetts e a recente dinastia do Oeste

Joao Pedro Barbalho
Universidade do Esporte
4 min readJun 3, 2022

--

Retrospecto

Todos estavam ansiosos para a grande final da temporada 2021–22 da NBA. A tradição frente a frente com a ascensão. De um lado, o Golden State Warriors, time seis vezes campeão e que, nas últimas cinco temporadas, levou o troféu pra casa em três oportunidades.

Do outro, o Boston Celtics, franquia que divide ao lado do Lakers, o posto de maior campeão da principal liga de basquete do mundo, mas vindo de um longo jejum já que conquistou seu último título no ano de 2008.

O time de São Francisco busca voltar ao topo da liga após duas temporadas frustrantes. A temporada 19/20 foi uma surpresa para os fãs do basquete, torcida e toda a diretoria do time. Foram 15 vitórias em 65 jogos e o último lugar da conferência Conferência Oeste. Já 20/21 não fica muito atrás no quesito decepção. Foram 39 vitórias e 33 derrotas, e com direito a eliminação precoce na temporada regular.

Nesta temporada, porém, após vitória ser dominante na final da conferência, o Warriors chegou com moral para a grande decisão.

Já o Boston Celtics vê no título a oportunidade de resgatar a história da franquia. Comandados por Jason Tatum e Marcus Smart, a equipe verde e branca sabe que o título é fundamental para devolver ao torcedor a autoestima que uma das camisas mais pesadas da NBA merece. Vindo de uma final de conferência equilibrada e com um jogo 7 na conta, surpreende todos os especialistas após chegar na finalíssima mesmo num ano em que começou desacreditado por todos.

A Partida

O jogo começou eletrizante. A quadra refletia o clima da torcida do Golden State. O ginásio pulsava. Os donos da casa começaram superiores e conseguiram manter o ritmo ao longo de todo o quarto.

Os arremessos de três pontos (tão característicos da equipe do Warriors) foram certeiros e movidos pela mão afiada de Stephen Curry — que anotou 21 pontos, sendo 6 bolas de 3 — , a equipe da casa zerou o cronômetro em vantagem, com parcial de 32 x 28. Do lado do Celtics, destaque para a movimentação de ataque da equipe que rendeu excelentes jogadas, mesmo que insuficientes para ficar a frente do placar.

O segundo quarto começou ainda com vantagem dos Warriors, mas logo o cenário inverteu. Os talentos individuais do Boston Celtics começaram a aparecer e Marcus Smart — eleito defensor da temporada — , comandou a reação do time. O ataque do Golden State, que viu o grande destaque do time Steph Curry não fazer nenhum ponto no quarto, começou a ser neutralizado principalmente pelo esforço de Robert Willians. As bolas do time visitante começaram a cair, e o placar, que antes favorecia o time da casa, se alterou para uma parcial de 54x56. Vitória do Celtics no primeiro tempo de jogo.

Todo fã de basquete sabe que o terceiro período do Golden State é impecável, e nesse jogo não foi diferente. Começando atrás na parcial, os donos da casa partiram para cima e não só passaram na frente do placar, mas também abriram uma grande vantagem. Destaque para a boa atuação de Andrew Wiggins, que dominou as ações defensivas do time juntamente com Kevon Looney, e para a movimentação de ataque do Golden State, buscando sempre o arremesso dos “Splash brothers” Klay Thompson e Curry. Com a queda de rendimento do Celtics, a parcial do turno foi fechada em 92x80.

Se o terceiro período foi bom para o Warriors, o último quarto foi excelente para o Celtics. Em uma remontada sensacional, o time de Boston doutrinou o GSW e envolveu totalmente o adversário em uma das melhores partidas da carreira do destaque improvável Al Horford.

O pivô de 35 anos, que fez sua primeira partida em finais na NBA, contabilizou 26 pontos, ajudando sua equipe a conquistar o triunfo no jogo 1 da grande final. Vitória no período por incríveis 40x13 e na partida por 120x108, com direito a Golden State Warriors perdendo sua primeira partida em casa nesses playoffs. Resta agora saber o que nos aguarda nos próximos capítulos dessa história.

Foto: Instagram oficial do Boston Celtics.

--

--