Tranquilidade Rubro-Negra

Vitória contra o Coritiba dá sequência a bom momento da equipe após a classificação na Copa do Brasil

Hildo Nogueira
Universidade do Esporte
3 min readJul 19, 2022

--

Foto: Gilvan de Souza / CRF

O Flamengo viveu um momento de extrema euforia e de felicidade no meio de semana. A virada sobre o Atlético-MG, com grande atuação, renovou as esperanças da equipe na briga pelos títulos da temporada. A sequência foi dada no último sábado, quando venceu o Coritiba, em Brasília.

Dorival Jr. mandou a campo uma formação quase toda reserva. O desgaste vem sendo grande numa temporada encurtada pela Copa do Mundo, sendo necessário que se rode o elenco sempre que necessário. A distância para o líder e o desgaste físico provocado na guerra contra o Galo, fizeram com que o técnico entrasse apenas com Santos, João Gomes e Pedro entre os considerados titulares.

O comandante Rubro-Negro girou bastante o elenco contra o Corinthians e acabou derrotado em Itaquera. Ali, talvez tenha passado um pouco do ponto, já que uma competição tão longa como o Brasileiro não pode ser deixada de lado tão cedo. Contra o Coxa, o contexto de esgotamento físico dos atletas era mais explícito, porém o risco de tropeço parecia grande, por iniciar novamente com vários reservas. Apenas parecia.

O Flamengo resolveu o jogo logo, e pelo alto. Em duas cobranças de escanteio, Gustavo Henrique e Diego fizeram os gols do jogo. O Mengo controlou a partida a todo momento e sofreu poucos sustos do time de Gustavo Morínigo. Nenhum grande destaque individual, mas vale ressaltar que Diego fez uma boa partida. Escalação quase sempre contestada (e com razão) pelos torcedores, o meia fez atuação segura e marcou seu gol, sendo decisivo para a vitória.

No segundo tempo, nomes como Arrascaeta e Everton Ribeiro entraram pra controlar o ritmo. O Flamengo ainda perdeu algumas chances, mas em momento algum teve sua vitória ameaçada.

Para o Coritiba, fica a preocupação pelo momento da equipe. O Alviverde soma apenas 1 vitória nos últimos 9 jogos e se encontra apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. Queda grande para quem teve um início promissor, com vitórias em sequência no Couto Pereira. Atualmente, falta regularidade e existe a necessidade de melhorar o desempenho fora de casa. O Coxa não conseguiu vencer um jogo sequer fora de seus domínios até aqui.

Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Juventude, novamente em Brasília, na quarta, às 20h30. Dorival já falou que Cebolinha irá a campo, devendo atuar na segunda etapa. É mais uma opção de peso que tem tudo para fortalecer ainda mais um time com enorme potencial e que vai conseguindo se recuperar na temporada.

O Coxa tem mais uma pedreira pela frente. No mesmo dia e horário, enfrentará o Corinthians em Itaquera. Com o rendimento atual, é difícil imaginar que a equipe do Alto da Glória consiga surpreender o Timão, que deve ter o retorno de jogadores importantes, além das possíveis estreias de Yuri Alberto e Balbuena, recém anunciado como reforço.

--

--