Um pouco sobre o futebol da Dinamarca

País famoso por seus castelos medievais e pelo alto nível de desenvolvimento social, no futebol, a Dinamarca tenta reeditar os melhores momentos de sua história no Catar

Diogo Bertolin
Universidade do Esporte
4 min readOct 17, 2022

--

A Dinamarca localiza-se na Escandinávia, norte europeu com mais de 5,79 milhões de habitantes. Conhecido pela elevada qualidade de vida, o país se destaca economicamente na indústria, com a produção de turbinas eólicas e produtos farmacêuticos. Essas são algumas das características do país mais antigo do mundo, tendo a unificação do reino da Dinamarca no século X.

imagem retirada do site: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/dinamarca.htm

Futebol Dinamarquês

A SuperLiga nome dado ao Campeonato da Dinamarquês é divido em três divisões, além de algumas divisões amadoras também. Doze clubes disputam a SuperLiga em pontos corridos com dois rebaixamentos. A primeira disputa de futebol no país ocorreu em 1912, quando o maior campeão, com 15 títulos nesse período foi o Kjøbenhavns Boldklub, fundado em 1876, mas extinto em 1992 para fundar o FC Copenhague. O atual campeonato dinamarquês teve início em 1991 e o FC Copenhague com 13 títulos é o maior campeão.

Imagem retirada do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Dinamarqu%C3%AAs_de_Futebol

Seleção Dinamarquesa

Teve sua primeira aparição em disputas continentais na Eurocopa de 1964 passando com tranquilidade pelas eliminatórias vencendo Malta e Luxemburgo. O ápice no campeonato europeu veio em 1992, se tornando a única nação nórdica campeã europeia, o título veio na Suécia com a “Danish Dynamite” (dinamite dinamarquesa), essa equipe marcou a história do futebol no país, a campanha daquele ano contou com 2 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, teve um dos artilheiros da competição Henrik Larsen com 3 gols.

Dinamarca e a copa do mundo

Disputou o mundial 5 vezes, foram elas: 1986,1998,2002,2010,2018 e já se classificou para disputar a copa no Qatar em 2022. A 13 edição da copa do mundo com toda certeza marcou os dinamarqueses, ocorreu no México em 1986, primeira participação do país nórdico em mundiais, com uma excelente primeira fase vencendo a Escócia por 1 a 0 no primeiro jogo, aplicou uma goleada no segundo jogo de 6 a 1 no Uruguai e finalizou a primeira fase vencendo a Alemanha Ocidental por 2 a 0. Esse início arrasador fez com que os apreciadores de futebol apelidassem a seleção de “dinamite dinamarquesa”. A expectativa para as oitavas de final eram enormes, mas a seleção espanhola comandada por Emilio Butragueño acabou com a festa nórdica vencendo o jogo por 5 a 1 e assim, finalizando a história da dinamite naquele mundial. Contudo essa mesma equipe ainda traia a grande conquista do país em 1992.

Em 2018 último mundial ocorrido na Rússia, a Dinamarca foi muito bem passando pelo grupo C na segunda colocação vencendo o Peru por 1a0, empatando com a Austrália por 1a1 e também com a França por 0a0. Nas oitavas de final enfrentou a Croácia fazendo um jogo duro que terminou empatado por 1 a 1 e foi eliminada nos pênaltis por 3 a 2.

Com essa última boa campanha a expectativa é grande para copa do Qatar, a seleção ficou no grupo D com Tunísia, França e Austrália. Os jogos vão ocorrer em Al Rayyan, Al Wakrah e Doha, com estreia marcada para o dia 22 de Novembro de 2022 contra a Tunísia as 10:00 da manhã horário de Brasília.

Jogadores Históricos

1 Michael Laudrup

Em 104 jogos pela seleção dinamarquesa marcou 37gols, jogador habilidoso com dribles curtos fazia o meio de campo da seleção funcionar com extrema qualidade servindo os atacantes e marcando gols. Vale ressaltar que ele não participou da conquista da euro em 1992, por desentendimento com o técnico Richard Nielsen.

imagem retirada do Blog do Cícero Fernandes

2 Peter Schmeichel

Principal jogador na conquista da Euro de 1992, ganhando o premio de melhor jogador do torneio. goleiro extremamente seguro atuando 192 vezes pela seleção se tornando o recordista de jogos internacionais e também já marcou 1 gol pela seleção.

imagem retirada do Blog do Cícero Fernandes

3 Kasper Schmeichel

Filho de Peter Schmeichel, Kasper também se tornou um grande goleiro foi campeão da Premier League na temporada 2015–2016 com o Leicester City. Disputou a Copa de 2018 e as Euros de 2012,2020 e 2021, sendo hoje o goleiro titular da seleção.

imagem retirada do site: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2021-07/uefa-pode-punir-inglaterra-por-uso-de-caneta-laser-contra-schmeichel

4 Christian Eriksen

Principal jogador da atual seleção dinamarquesa, o pensador do time, meio campista com boa visão de jogo e tem a função de municiar os atacantes, além de fazer seus gols. Eriksen caiu desacordado em campo, precisando ser reanimado pela equipe médica em jogo válido pela Eurocopa de 2020. O jogador saiu do campo acordado e após exames realizados constatou-se a parada cardíaca. Após meses de recuperação Eriksen surpreende a todos e consegue retornar a jogar futebol. Voltou a atuar pela seleção em amistoso contra a Holanda marcando um gol e mostrou-se pronto para a copa do Qatar.

imagem retirada do site: https://tntsports.com.br/melhorfuteboldomundo/Empresario-de-Eriksen-confirma-que-jogador-esta-consciente-e-conseguindo-se-comunicar-20210612-0015.html

--

--