Vitória em casa

Verstappen vence na Holanda e “mar laranja” faz a festa

Karen Edyanne
Universidade do Esporte
2 min readSep 5, 2022

--

O holandês Max Verstappen venceu a corrida em Zandvoort e completou a 30ª vitória. George Russell e Charles Leclerc completaram o segundo e terceiro lugar no pódio, respectivamente.

Torcida do holandês comemora o sucesso. Foto: twitter.com/F1

Como um bom pole position, Verstappen se manteve na liderança, com Leclerc atrás e Sainz em uma competição individual pelo terceiro lugar contra Hamilton. Pérez seguia atrás do britânico, em quinto. E ainda na segunda volta, uma bandeira amarela foi acionada, motivada pela perda de controle de Magnussen, que levou o carro até a brita.

Na 15ª volta, Sainz e Pérez entraram nos boxes, mas o piloto da Ferrari não teve uma saída tão boa quanto a do mexicano: Sainz ficou parado por cerca de 12 segundos devido ao pneu traseiro esquerdo que ainda não tinha sido colocado. O espanhol retornou em 11º e Pérez em oitavo.

Depois, na 18ª volta, era a vez de Leclerc de ir aos boxes, colocando os compostos médios e sendo seguido por Verstappen, que mudou também para médios. Com isso, o holandês deixou as duas Mercedes ocuparem o primeiro e segundo lugar durante a competição.

Hamilton continuava em primeiro enquanto Verstappen subia e deixava Russell para trás. Mas o piloto da Red Bull conseguiu voltar ao primeiro lugar enquanto Hamilton entrava nos boxes na volta 30 e retornando à corrida em quinto.

Já na metade da corrida, Hamilton e Pérez competiam entre si. O britânico tentava ultrapassar o mexicano, que se defendia perfeitamente. Na volta 37, Hamilton assumiu a terceira posição.

Na volta 45ª, Tsunoda parou ao afirmar que o pneu não estava corretamente colocado, mas sendo informado pela equipe que não haviam erros, ele voltou à pista. Só depois de ir aos boxes é que ele foi orientado a parar, com o Virtual Safety Car sendo acionado.

Quase no fim do GP, foi a vez de um safety car ser acionado. Bottas parou na pista, e podendo causar riscos ainda maiores, a competição foi pausada. A prova reiniciou na volta 61, com Hamilton com pneus médios gastos enquanto Verstappen e a maioria dos pilotos seguiam com macios.

O holandês recuperou o primeiro lugar e Hamilton perdeu a segunda posição, deixando-a com o parceiro de equipe, Russell. Leclerc fechava o pódio e Hamilton, Pérez completaram o top5.

--

--