Como lidar com emoções e pensamentos negativos

Um tutorial não tão prático assim

natalia
Universo Mental
5 min readMay 14, 2021

--

Pinterest

Levante a mão quem gosta de sentir tristeza, medo ou raiva. Pois é, acho que se essa frase estivesse sendo dita em um grande auditório provavelmente ninguém levantaria. Isso acontece pois temos a ideia de que emoções negativas são prejudiciais, talvez até pelo nome e pelo aspecto negativo que concedemos a elas. No entanto, pouco se discute acerca das qualidades dessas emoções, visto que elas fazem parte dos mecanismos automáticos que garantem a nossa sobrevivência e adaptação ao ambiente. Isto é, elas têm uma função.

Veja abaixo alguns aspectos positivos de emoções negativas para entender melhor:

Medo - Avisa quando há perigo, aciona seu corpo para prestar mais atenção e se defender frente a uma ameaça.

Ansiedade - Prepara para situações potencialmente perigosas ou difíceis.

Vergonha - Útil para conter impulsos em grupo e seguir regras sociais.

Culpa - Nos faz rever e refletir o que já fizemos de errado para não fazer de novo.

Como podemos observar, cada emoção tem uma função diferente e sinalizam algo. Acontece que, em algumas pessoas essas emoções se tornam disfuncionais, ou seja, podemos ter medo de uma situação que não tem perigo nenhum ou podemos ficar ansiosos por uma coisa desproporcional.

Escutar o que nossas emoções nos sinalizam é diferente de ficarmos reféns delas

Essas emoções por sua vez são capazes de influenciar na forma que pensamos, logo, se uma pessoa se sente ansiosa para uma entrevista de emprego por exemplo, é comum que pensamentos como “Eu não vou conseguir passar” ecoem pela sua cabeça.

Os pensamentos nada mais são do que eventos mentais subjetivos sobre algo. Geralmente aparecem em formas de palavras, frases ou imagens. Reagimos a frases como “Sou inútil” como se fôssemos mesmo inúteis, e a frases como “Vou falhar” como se o fracasso fosse um resultado previsível.

Nossa mente sempre está tentando nos sabotar com esses pensamentos negativos, muitas vezes ela faz isso como forma de nos preparar para algo, assim como nas emoções, como se fosse um mecanismo de defesa. Uma pessoa que tentou muito passar em uma prova e não conseguiu, talvez crie o pensamento de “Sou burra” para justificar o fato de não ter passado na prova, assim, sempre que ela for fazer outra prova esse pensamento virá à tona e vai atrapalha-la, fazendo com que ela fique tão nervosa e amedrontada para a próxima prova que nem passe nela de fato.

Por isso precisamos entender que pensamentos são só pensamentos e não podemos deixar nos levar por eles, mas, obviamente, controlar pensamentos não é uma tarefa fácil. Te convido a fazer um pequeno exercício, tente não pensar sobre seu sabor de sorvete predileto. Não considere cor, textura e nem o gosto que ele tem. Provavelmente você acabou de pensar nele, né? A essa altura você já deve ter entendido que pensamentos, sensações, lembranças ou emoções não são tão fáceis de controlar.

É tão irônico pensar que somos ensinados desde pequenos que é possível controlar nossos sentimentos. Quantas vezes ouvimos nossos pais falarem para a gente não chorar, ou que algo é bobeira e precisamos “parar de show”. Como se fosse muito fácil apenas ligar e desligar sentimentos assim.

Infelizmente, quanto mais nos concentramos em pensamentos e sentimentos desagradáveis, mais nos desconectamos do presente, o que é comum na ansiedade por exemplo, onde você tende a ser fisgado por pensamentos sobre o futuro, por coisas que podem dar errado e pela certeza de que vai lidar mal com elas.

A boa noticia é que pensamentos são sim difíceis de controlar, mas não é uma tarefa impossível, e o primeiro passo para essa grande mudança é aceitar nossos pensamentos, mesmo quando eles são desagradáveis.

Na psicologia, mais especificamente na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), empregamos o termo “fusão” para indicar que um pensamento e o objeto a que ele se refere estão colados um no outro, como se fossem um só. Isto é, reagimos a pensamentos como “sou inútil” como se fôssemos mesmo inúteis, como se aquilo fosse uma verdade absoluta.

Uma dica para tentar “desfundir” esses pensamentos da realidade é simplesmente entender que são apenas pensamentos. Se sua mente afirmar “Eu vou falhar”, simplesmente diga: “Estou tendo o pensamento de que vou falhar”. O emprego dessa frase significa que você está menos predisposto a ser atingido ou arrastado por pensamentos. Em vez disso, consegue dar um passo para trás e perceber os pensamentos pelo que eles são: nada mais que palavras passando pela cabeça, é a sua mente tentando te sabotar.

Outra dica interessante, é que sempre que algum pensamento negativo vier na sua cabeça, você pode parar e se fazer 3 perguntas:

  • Por que eu estou tendo esse pensamento?
  • O que esse pensamento diz sobre mim?
  • Quais são as evidências que provam que esse pensamento é verdadeiro?
  • Quais são as evidências que provam que esse pensamento é falso?
  • O que eu posso fazer (que esteja no meu controle) para lidar melhor com esse pensamento?

Se você achou essa tarefa difícil, não se preocupe, vou tentar fazer um exemplo com meu próprio pensamento para lhe ajudar. Lá vai:

Estou tendo o pensamento de que sou inútil; O que esse pensamento diz sobre mim? Diz que como sou inútil, tudo que eu fizer tende a dar errado e eu nunca vou conseguir ter sucesso ou ser boa em nada. Quais são as evidências de que esse pensamento é verdadeiro? Essa semana eu fui tentar aprender algumas coisas e falhei. Quais são as evidências de que esse pensamento é falso? Eu gosto de escrever e as pessoas me elogiam quando eu faço isso, eu acho que sou boa nisso, então talvez eu não seja tão inútil assim. O que eu posso fazer para lidar melhor com esse pensamento? Acho que entender que ele é só um pensamento e não uma verdade sobre mim, e às vezes eu acho que é verdade pois estou tão chateada por não conseguir aprender algo que acabei confundindo as coisas, afinal, minhas emoções afetam a forma como eu penso.

Espero que com esse exemplo eu tenha conseguido ilustrar melhor, sendo assim, espero que você tenha sido capaz de entender algumas coisas até o final desse texto. Aqui vai uma resumo para fixar melhor:

  • Toda emoção tem uma função, logo, sempre que tiver uma emoção se pergunte o que ela quer te sinalizar.
  • As emoções afetam a forma como você pensa e a forma como você pensa ou reage a algo afetará suas emoções.
  • Pensamentos são só pensamentos e não uma verdade absoluta.
  • Anotar os pensamentos e como você lida com eles pode ajudar a perceber quando eles estão sendo disfuncionais.

Por fim, esse texto tem como objetivo lhe educar acerca do tema, obviamente essas dicas são valiosas, mas sozinhas não resolverão todos os problemas da sua vida, mas acredito que aprender sobre emoções e pensamentos seja um bom primeiro passo rumo a mudança. Boa sorte!

Por: Natália Barbosa

Gostou? Clique nos aplausos — eles vão de 1 a 50 — deixe o seu comentário e me acompanhe também pela rede social instagram: nahtzz

--

--

natalia
Universo Mental

textos mal escritos que expressam as coisas que eu não tenho coragem de dizer