Medo de ser feliz

Sim, ele existe.

natalia
Universo Mental
7 min readApr 1, 2020

--

Ilustração por mpieram_design

Certo dia me encontrei pensando nos meus projetos para o ano de 2020, são milhões de coisas que eu quero fazer e que fazem todo o sentido do mundo na minha cabeça, às vezes penso que se eu as fizesse de fato minha vida iria mudar de algum modo, o problema é que meus projetos não saem do papel.

Mas não é só comigo que isso acontece né? Penso que todos nós no fundo, temos medo das coisas darem errado, e na minha cabeça só a pessoa mais pura e com uma saúde mental 100% que teria essa imensa coragem de dar o temido primeiro passo rumo a mudança, é sério, quem consegue, meus parabéns.

Estava refletindo sobre e cheguei a conclusão de que, no fundo, até que tá tudo bem sentir medo, afinal o medo não passa de uma reação natural, precisamos dele para nos preparar para as coisas, certo? O que seria de nós se fôssemos fazer uma prova e não sentíssemos nem um pingo de ansiedade ou medo? Então não estaríamos virando as nossas noites estudando e estudando com medo de não passar, e ironicamente o fato de virarmos essas noites estudando com medo de não passar foi o que nos fez passar de fato. Penso que o perigo do otimismo é isso, imagina só, ir fazer uma prova achando que sabe tudo e por isso não se preparar direito e acabar não passando em algo que você queria? Mas acho que você não deve ter caído nessa armadilha do otimismo né? Você é um medrosinho de plantão, ou um ser humano normal eu diria, que sente medo e ansiedade antes de fazer as coisas.

Todo mundo já experimentou o medo em determinado momento da vida, mas posso te perguntar algo? Você alguma vez já sentiu medo de ser feliz?

Sim, pois é, você deve estar se perguntando como uma pessoa sentiria medo de ser feliz, quando ser feliz parece ser basicamente o que todo mundo busca na vida.

Bom, vou te dar um exemplo. Uma pessoa que teve experiências ruins em sua vida amorosa pode se sentir receosa quando inicia um novo relacionamento em que tudo parece dar certo. Ela pensa que assim como todas as outras experiências essa será mais uma que dará errado. Veja bem, ela não está sofrendo por estar feliz, e sim sofrendo antecipadamente por prever que aquilo dará errado ou algo terrível irá acontecer que botará um ponto final em sua alegria. E sabe qual é o mais engraçado disso tudo? O fato dela esperar que algo dê errado pode fazer com que inconscientemente ela acabe se boicotando e de fato as coisas acabem indo por água abaixo, e é nesse momento que a pessoa diz para si mesma: “Tá vendo? Eu sabia que isso iria dar errado!” Então ela espera por novas experiências para começar a se autossabotar novamente.

Penso que isso explica um pouco o porquê de meus projetos ainda estarem no papel, parece que fico receosa de pensar em como seria se as coisas começassem a dar certo, às vezes acho que tenho medo de ser feliz. (pausa dramática)

Depois de uma longa pausa e de muito pensar a respeito eu cheguei a conclusão de que podemos driblar esse sentimento de alguma forma. (Ou pelo menos tentar)

Acho que um primeiro passo importante, seria entender de onde vem o medo, se analise e reveja as suas experiências negativas do passado e como elas afetam o seu presente. Pensar acerca da vida e de nossos sentimentos pode nos ajudar a entender melhor o que está acontecendo. E é lógico que não é tão fácil assim, por isso a importância de fazer terapia para conhecer melhor seus sentimentos.

Segundo passo, por mais clichê que seja, viva o presente, ou pelo menos tente. Imagine essa pessoa do exemplo que eu dei sobre relacionamento, o quão benéfico poderia ser para ela, se estivesse apenas vivendo o seu relacionamento ao invés de sempre se autossabotar pensando que algo iria dar errado. É claro que viver o presente não te imuniza de as coisas darem errado, elas até podem dar, porém, de qualquer forma você estaria vivendo aquele momento em sua totalidade, e mesmo que acabe dando errado no final, pelo menos você viveu né? Se for para sofrer que sofra quando tudo aquilo acabar, e não por antecipação.

Terceiro passo e por sinal mais um clichê, entenda que o sofrimento faz parte da vida, então sim, pode ser que 9 dos seus 10 projetos vão dar errado, mas isso não significa que você tem que parar de tentar. Quando algo chega ao fim é natural sofrer e viver esse luto durante algum período, até conseguir se acostumar com as mudanças e recomeçar, e então, sofrer de novo, e recomeçar e recomeçar e recomeçar.

Apesar do papo de autoajuda que eu inclusive peço perdão, isso é um assunto muito sério que não se resolve apenas seguindo três passos de um texto meu e muito menos seguindo um livro de autoajuda qualquer (cof, cof). Mas espero de alguma forma poder lhe ajudar.

Partindo para um exemplo mais prático, eu sei mais do que ninguém como o medo pode nos paralisar, portanto, seria ótimo dar uma olhada no que você já teve medo de fazer durante sua vida, mas fez mesmo assim, e que no final deu surpreendentemente certo.

Eu, por exemplo, nunca teria feito uma prova para entrar numa faculdade, muito menos uma prova de estágio com pouquíssimas vagas, mas fiz, e não foi porque eu não tive medo. Lembra da parte que eu digo que o medo nos prepara? Pois é, eu estava morrendo de medo até na hora de fazer a inscrição para o Enem e 99,9% do meu tempo eu tenho pensamentos de que tudo vai dar errado, a questão é, por mais que minha cabeça pense o tempo todo que vai dar errado, o meu corpo faz diferente. Às vezes eu me pego fazendo uma coisa que eu tenho certeza que vai dar errado, mas eu acabo fazendo mesmo assim, e eu não estou dizendo que as pessoas têm que me usar de exemplo, pois é uma luta constante entre corpo e mente, uma luta que é exaustiva e quase sempre eu acabo perdendo. Mas como eu disse, o sofrimento faz parte da vida e não temos que agir como se tivéssemos que encher a nossa mente de pensamentos positivos e ignorar uma reação tão natural como o medo, apenas precisamos aprender a lidar melhor com ele.

Eu sei que o ideal seria se a gente não precisasse sofrer para conseguir as coisas e que tudo que a gente tenta fazer automaticamente daria certo de alguma forma, mas a vida não é como nos filmes ou como o feed do instagram do seu amigo que aparenta ter a vida perfeita, e eu sei que não é fácil se reerguer após um momento difícil e tentar de novo, mas querendo ou não, é assim que a vida funciona.

Eu não preciso ir muito longe para conseguir fazer refletir quem quer que esteja lendo, basta olhar para suas próprias experiências. Afinal, quantas situações você não pensou em desistir e hoje parece que deu tudo certo? Provavelmente não aconteceu do jeito que você imaginou, mas alguma coisa aconteceu.

Por fim, sendo breve e direta, penso que a resposta para sair desse labirinto de medos e incertezas está no famoso primeiro passo.

Pense comigo, se deixarmos o medo nos impedir de dar o primeiro passo vamos perder diversas possibilidades de conhecer pessoas e lugares incríveis, vamos perder a chance até de um contrato de trabalho com medo de que dará errado, vamos perder possibilidades de mudar a nossa vida para melhor (ou pior), mas de qualquer forma até a pior experiência que você teve em algum momento vai te ajudar lá na frente, nem que seja para no mínimo aconselhar uma pessoa que está pensando em fazer a mesma burrada.

É preciso dar o primeiro passo, pois sem ele você nunca teria aprendido a andar.

Sim, mais um clichê.

Precisamos por pior que seja passar por essas tribulações uma vez ou outra na vida, e aproveito o momento para compartilhar mais uma frase clichê que é uma das minhas favoritas.

Um mar calmo nunca fez um marinheiro habilidoso.

Por mais que alguns mares pareçam mais calmos do que os outros.

Para finalizar, gostaria de pedir perdão se isso soou como algo de autoajuda, minha intenção é apenas lhe fazer refletir, e se você por algum minuto sentiu que tem um certo problema com isso, busque ajuda, faça terapia, ligue para um amigo, converse, enfim, não precisamos passar por nada disso sozinhos.

Apesar das frases clichês, gostaria de dizer que a vida é feita de altos e baixos, por isso tenha sim medo de cair, pois, faz parte, mas também tenha coragem de levantar, sabendo que você pode e vai cair de novo, e levantar de novo, e viver tudo isso de novo, pois nossa vida é uma eterna montanha-russa cheia de medos, incertezas, ansiedades e inseguranças, mas que, no fundo, vale a pena.

Ou pelo menos eu quero acreditar que sim.

Por: Natália Barbosa

Gostou? Clique nos aplausos — eles vão de 1 a 50 — deixe o seu comentário e me acompanhe também pela rede social instagram: nahtzz

--

--

natalia
Universo Mental

textos mal escritos que expressam as coisas que eu não tenho coragem de dizer