O que faz as pessoas gostarem de nós?

Conheça os seis fatores que as pessoas gostam em nós

Will Matos
Universo Psicológico
4 min readApr 28, 2019

--

Quando proporcionamos para as pessoas o máximo de satisfação com o mínimo de esforço, estamos facilitando a interação delas conosco e isso ajuda as pessoas a gostarem de nós.

Nós costumamos ter amigos que topam tudo, quando chamamos eles aparecem e geralmente esses são mais lembrados e mais amados. Por outro lado, conhecemos pessoas que estão sempre ocupadas e muito burocráticas para marcar um encontro, essas tendem a dar menos satisfação emocional para nós, já que são tão difíceis de se conectar.

Vídeo: O que faz as pessoas gostarem de nós

Vídeo explicando como as pessoas gostam de nós no canal Universo Psicológico do Youtube

Os seis fatores são:

  1. Calor emocional
  2. Objetividade
  3. Capacidade de lidar com conflitos
  4. Empatia
  5. Dar espaço (com empatia)
  6. Segurança.

1. Calor emocional

As pessoas que passam sensações emocionais positivas movimentam sentimentos e emoções que conectam as pessoas, desde alegria, amor, carinho e essas conexões são a base para criar conexões.

Essas pessoas podem ser empáticas e simpáticas acolhendo o sentimento das pessoas causando uma facilidade de entrar nas emoções humanas geradoras de satisfação.

O contrário de uma pessoa calorosa é ser muito lógica e ao utilizar uma linguagem técnica só irá despertar conexões quando alguma descoberta for significativamente impactante para conseguir mexer com a emoção das pessoa tornando a conexão emocional que liga as pessoas mais difícil.

2. Objetividade

Pessoas objetivas não casam desconforto mexendo com as crenças das pessoas. Elas costumam falar o que tem para dizer sem rodeios e sem generalizações.

Quando as pessoas nos julgam negativamente, geralmente elas dizem generalizações negativas do nosso comportamento dizendo que não somos bons, não prestamos para isso, somos lentos.

Dizer que uma pessoa quebrou algo não significa que ela quebra sempre. Uma pessoa objetiva diz pontualmente o que precisa ser corrigido naquele momento.

O que podemos entender aqui é que as pessoas tendem a gostar mais de pessoas que são pontuais em seus comentários do que as pessoas que generalizam para rebaixar a identidade da pessoa a um nível que o julgador se sinta bem por isso.

Contudo, é muito mais fácil lidar com críticas pontuais do que generalizações agressivas. Em vez de dizer “você é lerdo”, diga “precisamos que você seja um pouco mais ágil hoje para entregarmos no prazo”. Isso é muito mais pontual e respeitoso, pois explica de uma forma que não leva para o pessoal.

3. Capacidade de lidar com conflitos

Uma pessoa com a capacidade de lidar com conflitos é resiliente e empática, porque procura entender o modelo de realidade que cada pessoa apresenta.

Cada indivíduo tem experiências únicas, muitas vezes é importante entender seus pontos de vista.

Em debates é importante considerar os argumentos e analisar com a possibilidade de juntar as ideias para criar algo melhor ou chegar a soluções mais interessantes.

Quando consideramos as pessoas, estamos criando laços de respeito e compreensão, o que facilita o diálogos e promove um pensamento progressista. As pessoas se sentem mais participativas e isso aumenta a probabilidade delas gostarem de você.

4. Empatia

As pessoas mais empáticas costumam compreender a realidade dos indivíduos para ajudá-los com mais qualidade. As pessoas gostam de serem ouvidas quando estão passando por problemas difíceis na vida. Sendo mais empáticos, ouvindo mais as pessoas, damos uma abertura mais íntima para elas nos procurarem mais vezes. A empatia nos proporciona uma conexão mais profunda com as pessoas.

5. Dar espaço

Precisamos dar espaço para as pessoas fazerem as coisas do seu jeito. Muitas vezes, ao ver alguém errar é importante deixar ela errar até aprender e se precisar dar conselhos, que faça com respeito, sem raiva ou impaciência, pois ninguém gosta de ser sufocados com a crença dos outros. Respeite o espaço das pessoas e elas vão sentir que você é uma pessoa mais leve e mais legal de conversar.

6. Segurança

A maior segurança que você pode proporcionar para alguém e a previsibilidade.

Quanto mais previsível, mais sentimos confiança nas pessoas. Imagine um político que promete e não cumpre. Como vamos gostar de uma pessoa incoerente? Ou uma pessoa que contamos com ela e no final ela nos trai, seja em relacionamentos, seja em confiar um segredo.

Confiamos mais em pessoas coerentes e previsíveis. Isso faz as pessoas gostarem de nós.

Não dificulte as pessoas ao seu lado, facilite as conexões delas com você e automaticamente será uma pessoa mais amada.

A lista foi inspirada no livro: A arte da simpatia de Frank Naumann. https://www.amazon.com.br/Arte-Simpat... O autor revela os fatores baseados em pesquisas do psicólogo Elliot Aronson e posteriormente de Floyd L. Rush e Philip G. Zimbardo, todos da University California.

Curta o canal

Conheça mais sobre o seu Universo Psicológico no nosso canal do Youtube.

Acesse o canal no Youtube e inscreva-se para receber novidades.

--

--