Fala pessoal da UNY!!!

Hoje vamos fazer um post bem informativo sobre algumas das universidades que abrangem o acordo Brasil-Portugal, entre MEC e DGES, sobre a aplicação do ENEM como prova de acesso para estas instituições.

Você não sabia desse acordo?
Sério?

Então vamos desde o início.


Brasil e Portugal assinaram um acordo desde 2014, cujo qual era aceito a aplicação da nota do ENEM em substituição ao antigo processo de curriculum e provas de conclusão do sistema europeu.

Uma das primeiras faculdades que facilitaram este processo foi a Universidade de Lisboa.

A Universidade de Lisboa, a maior universidade do país no que se refere ao número de alunos e orçamento,resulta da fusão da antiga Universidade Clássica de Lisboa, criada por decreto de 22 de março de 1911,com a Universidade Técnica de Lisboa, criada por decreto de 2 de dezembro de 1930. Além disso, na edição de 2017 do Ranking de Xangai, a instituição ficou classificada no intervalo [151–200], sendo a universidade portuguesa mais bem colocada naquela classificação.

Depois temos a Universidade do Porto, que é uma universidade pública portuguesa localizada na cidade do Porto e foi fundada em 22 de março de 1911. É a segunda maior universidade portuguesa por número de estudantes inscritos.

Em 2017, a Universidade do Porto estava entre as 300 melhores universidades do mundo no QS World University Rankings, ranking internacional de ensino superior, sendo o melhor lugar obtido por uma instituição do ensino superior e de investigação em Portugal.

A UMinho, é outra excelente universidade de respeito que aceita o acordo para aplicação do ENEM.

A Universidade do Minho (UM, UMinho) foi fundada em Braga em 1973 e integrou-se no chamado grupo das “Novas Universidades” que vieram alterar o panorama do ensino superior em Portugal. Apesar de ser uma Universidade recente, desde o inicio, foi incutida à universidade toda a tradição acadêmica milenar, de origem religiosa, da cidade de Braga, desde os trajes acadêmicos, as festividades do enterro da Gata e o primeiro de Dezembro, e as bibliotecas da cidade. Já em 2012, o jornal The Times colocou Universidade do Minho entre as 400 melhores academias do mundo.

A Universidade de Coimbra (UC)é uma universidade pública localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. É uma das universidades mais antigas do mundo ainda em operação, sendo a mais antiga e uma das maiores do país. Composta por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus, a instituição conta ainda com o Jardim Botânico e o Estádio Universitário de Coimbra em um espaço com 24,815 alunos em 2010. Abrange uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal, sendo a sua universidade mais cosmopolita. Além disso, é membro-criador do chamado Grupo Coimbra, uma rede de universidades europeias cujo objetivo é a colaboração acadêmica entre os elementos do grupo.

A Universidade da Beira Interior é uma universidade pública localizada na cidade da Covilhã, em Portugal. Em 2017, foi eleita uma das melhores instituições de ensino superior da Europa e uma das 150 melhores universidades jovens do mundo.

Fundada em 1986, a instituição engloba um conjunto de Faculdades, Departamentos e Centros que se estendem pelas mais variadas áreas do conhecimento, colocando a Covilhã e a região numa posição de destaque no que concerne ao conhecimento científico e artístico. Tal decorre não só do ensino ministrado mas também da investigação efetuada nos diversos departamentos e unidades de investigação.


E você…vai ficar só olhando as inúmeras possibilidades ou vai vir com a UNY para fazer o seu futuro ser em Portugal.

Viva o mundo, Viva PORTUGAL!

Like what you read? Give UNiversitY a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.