Porque escolhemos o Flutter para o nosso próximo App

Ricardo Garavello Borges
UOL EdTech P&D
Published in
3 min readJan 8, 2021

Aqui no UOL EdTech somos movidos pela curiosidade e conhecimento, sendo assim sempre estamos avaliando novas tecnologias e considerando-as em novos projetos.
Vou contar aqui um pouco de como fizemos essa escolha e o que consideramos na análise de forma macro.

Nossa expectativa com essa análise e definição é mirar uma tecnologia que está tendo um bom uso de mercado, facilidade no desenvolvimento, bom desempenho para os usuários e que tenha uma boa estabilidade em atualizações de versão.

Pontos que levamos em consideração e necessidades

Nosso Squad Mobile empreendeu uma serie de discussões e experimentações a fim de encontrar a melhor solução para esse nosso novo aplicativo. Essas discussões embasaram-se em identificar qual tecnologia traria melhores benefícios no tempo de desenvolvimento quanto também no produto final.

Para tal experimentamos ao longo do desenvolvimento de algumas POC´s os critérios levantados afim de nortear qual tecnologia atenderia a atual proposta.

Levamos em consideração tecnologias híbridas visto que já temos aplicativos desenvolvidos em Xamarin, Nativo (Swift e Kotlin) e React Native. Sendo assim consideramos as mais atuais e com maior uso de mercado, o React Native e Flutter.

Pontos que levamos em consideração na análise:

  • Ferramentas de desenvolvimento;
  • Gerenciamento de dependências e pacotes;
  • Testes unitários;
  • Desempenho/Performance;
  • Documentação/Comunidade;
  • CI, CD e distribuição;

Detalhamento dos pontos analisados

Resultado dos indicadores de performance

Flutter:

React Native:

Conclusão da equipe

Flutter demonstrou ser a escolha viável pelos seguintes pontos:

  • Ambiente de desenvolvimento — As ferramentas de desenvolvimento proporcionam maior agilidade no desenvolvimento da aplicação como assertividade na identificação e correção de erros;
  • Fácil aprendizagem — O Framework do Flutter demonstrou uma curva de aprendizagem curta. Facilidade de aprendizagem para desenvolvedores que vieram do React Native, já que o paradigma de programação (programação declarativa) presente no Flutter seja o mesmo do React Native;
  • Rica documentação e comunidade em rápido crescimento da comunidade — A documentação do Flutter demonstrou-se ser rica e detalhada, assim como a documentação do Dart, linguagem usada no desenvolvimento Flutter;
  • Performance e desempenho da aplicação — Em comparação a desempenho da aplicação, Flutter utilizou menos recurso da bateria, CPU e memória do device;

Essa análise foi feita com a participação inteira do nosso Squad Mobile, cada um participou de algo e consolidamos aqui um pouco do que foi feito, sendo assim agradeço todo o esforço do Squad e espero que de alguma forma auxilie vocês a tomarem uma decisão como essa.

Para quem não me conhece: Sou Gerente de sistemas no UOL EdTech, conduzo desde a Arquitetura dos sistemas quanto o acompanhamento dos times onde desenvolvemos e mantemos uma série de aplicações voltadas para a educação de pequenas e grandes empresas.

--

--