10 dicas de como descobrir onde a sua persona está

Encontrar a persona da sua marca não é tão fácil quanto encontrar alguém para sair no próximo sábado à noite, entretanto, é bem parecido e fará toda a diferença no faturamento anual.

Quando o seu status é solteiro, você não investirá tempo em um passeio desastroso, por isso você marca uma ida ao cinema com alguém que tenha afinidades com você. Para encontrar esse par é importante frequentar lugares ou ter amigos que tenham a ver com a sua rotina. Intencionalmente ou não, você prefere relações onde faz parte do grupo… e com as marcas funciona da mesma forma.

Você marca o primeiro encontro porque teve uma mínima identificação pessoal. Embora existam exceções, é importante procurar características bem definidas como: comportamento social, rotina diária, aproximação musical e gastronômica. Esse vínculo inicial pode acontecer no bar em que se viram a primeira vez, na indicação de um amigo ou na busca pelo match no app de relacionamentos.

Ao procurar aonde comprar aquela maquiagem para a festa de formatura também é assim: você já sabe o que quer, também planeja quanto pretende investir e quais dúvidas têm. Então, dedica atenção para as marcas que entende como apropriadas de acordo com as condições estabelecidas — estão próximas ao trabalho ou foi uma indicação de um parente ou gostou do conteúdo que viu no site.

Entendendo quem é a persona da sua marca, fica muito menos trabalhoso de encontrá-la, porque o cliente irá escolher quem estiver dentro dos seus padrões de local, identidade, linguagem e afinidades. Você está dentro do ambiente de quem pode comprar a sua ideia? Pense nisso!

Eu separei 10 perguntas que irão ajudar nessa reflexão sobre onde estar? e vou listá-las abaixo:

  1. Como o seu cliente poderá procurar por você?
  2. O seu produto ou serviço é uma solução de emergência, necessidade ou supérfluo?
  3. O mercado que você atua está aquecido?
  4. O cliente geralmente têm muitas dúvidas sobre o produto/serviço?
  5. O que você oferece exige manutenção?
  6. O seu cliente é muito ocupado?
  7. O cliente buscaria o que você oferece durante o dia ou à noite, durante horário comercial ou fora dele?
  8. Qual o idioma ele fala?
  9. Quais lugares ele frequenta?
  10. Onde ele mora?

Respondendo de forma honesta e objetiva a essas perguntas você saberá como e onde encontrar quem está buscando pela sua marca. Siga os passos orientados no caminho do planejamento do marketing digital e chegue mais próximo dos seus objetivos de negócio. A sua marca precisa encontrar a persona antes dela procurar, nos próximos textos vou falar um pouco mais sobre cada dica. Acompanhe por aqui :)

Like what you read? Give Ravine Gonçalves a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.