O que um layout de supermercado pode te ensinar sobre AI

A AI ou Arquitetura da Informação é a prática de decidir como organizar as partes de um sistema de uma forma que seja mais lógica e compreensível para o usuário e é parte fundamental para uma boa experiência de navegação. Ao contrário do que possa parecer não existe nada de complicado em definir uma boa arquitetura para um site, apesar disso diariamente nos deparamos com interfaces difíceis de serem compreendidas e navegadas, e um dos motivos é a dificuldade das pessoas em associar seu uso aos comportamentos comuns do ser humano no ambiente.

E o que o supermercado tem a ver com isso?

Imagine você entrando em um supermercado pela primeira vez, é provável que você leve algum tempo para entender como aquele novo ambiente funciona e qual a lógica da organização, ainda assim alguns pontos dela serão reconhecíveis e farão sentido para você, isso porque a maioria dos supermercados utiliza a mesma técnica para a implementação dos layouts, agrupando seus produtos por categorias e hierarquizando as gôndolas por níveis de interesse e lucratividade.

Agora idealize você indo ao supermercado para comprar ingredientes para um sanduíche, no ambiente a padaria está localizada logo na entrada, no fundo da loja estão os queijos e outros frios, você possivelmente vai encontrar dificuldades em fazer essa compra casada e quem sabe até desistir dos produtos, é por esse motivo que praticamente 100% dos supermercados são layoutados de forma categorizada. Em uma interface digital não é diferente, é fundamental que a organização de itens seja reconhecível e faça sentido para a maior parte das pessoas, uma boa arquitetura de informações diminui o atrito na interação com o usuário, proporcionando uma experiência mais fluída e muitas vezes sendo fator decisivo para uma boa taxa de engajamento.

Jakob Nielsen diz que 10 segundos é o limite da capacidade humana de prestar atenção, faça esse teste, entre no seu site (ou em um site qualquer) e tente se mover através dessa interface com pouco tempo e poucos cliques. E aí, esse é o supermercado onde você gostaria de comprar?