12 documentários da Netflix que você deveria ver agora mesmo

Mais que entreter os documentários permitem conhecer algo novo, nos ensinam e abrem a nossa cabeça para aquilo que aconteceu (ou acontece) de verdade.

A Netflix se apoia nesse formato já há bastante tempo, criando conteúdos próprios e/ou disponibilizando documentários interessantes na plataforma.

Abaixo uma seleção de excelentes documentários que você pode ver agora mesmo:

Abstract: The Art of Design

Como o design afeta o cotidiano e como funciona o processo criativo dos designers mais inovadores que trabalham em uma ampla gama de disciplinas para projetar novas influências em nossas vidas. Se você gosta de design (em todos os aspectos), aqui está um dos melhores documentários sobre o tema.

Minimalism: A Documentary About the Important Things

Como sua vida pode ser melhor com menos? Este documentário examina os muitos lados do minimalismo, levando o público dentro das vidas de famílias, empresários, arquitetos, artistas, jornalistas, cientistas e até um ex-corretor de Wall Street — todos se esforçando para viver uma vida significativa com menos.

Iris

Aos 93 anos, Iris Apfel segue sendo um ícone da moda nos Estados Unidos. Famosa por seu estilo exuberante e nada clássico, o filme retrata as sutilezas de sua criatividade, arte, paixão e personalidade que a acompanharam durante décadas.

After Porn Ends

Um documentário que mostra a situação atual de antigas estrelas da indústria pornô, tentando levar uma vida “normal”, e as consequências que acometeram a eles por serem parte de um negócio tão peculiar e controverso.

The Witness

Conheça a terrível história de Kitty Genovese, que foi morta por esfaqueamento na frente de 38 testemunhas, sem que ninguém (aparentemente) fizesse nada para impedir. The Witness relata a luta durante uma longa década do irmão de Kitty, Bill Genovese, para descobrir a verdade sobre o que aconteceu.

Bridegroom

https://www.youtube.com/watch?v=awlfuF3wxdo
 Acompanhamos a jornada de Shane e Tom, um casal apaixonado e comprometido, cuja relação foi cortada tragicamente por um passo em falso no telhado.

O documentário mostra o que aconteceu depois deste trágico acidente, e como as pessoas sem as proteções legais do casamento podem ser totalmente excluídas e condenadas ao ostracismo, abrindo uma janela para a questão da igualdade no casamento.

Blackfish

https://www.youtube.com/watch?v=0qVm4l_Jmpk
 Tilikum é uma orca que foi responsável pela morte de três pessoas, incluindo uma instrutora experiente. Blackfish apresenta as consequências, por vezes devastadoras, por manter essas criaturas inteligentes e sensíveis em cativeiro.

What Happened, Miss Simone?

Cantora, pianista, ativista, mãe, mulher, ousada, autoritária, à frente de seu tempo, Nina Simone, um dos nomes mais cultuados do jazz, é uma dessas almas livres que usou o talento para lutar por um bem maior. O documentário inclui mais de 100 horas de entrevistas em áudio com a artista, imagens inéditas de seus shows, cartas e uma entrevista com a filha de Simone, Lisa Simone Kelly.

Tales by Light

Tales by Light é uma série de seis partes que apresenta cinco fotógrafos e seus trabalhos em áreas raramente fotografadas e pouco conhecidas do mund — da Antártica até o fundo do oceano.

Paris is Burning

Neste documentário somos apresentados ao movimento conhecido como a “cultura de dança” na cidade de Nova Iorque, e os setores sociais que fazem parte dele: gays latinos e afro-americanos, uma comunidade de transgêneros, e como eles vivem com risco de exclusão social e pobreza.

She’s Beautiful When She’s Angry

Um olhar sobre as mulheres corajosas que lideraram o movimento feminista dos anos 1960, com imagens das manifestações, entrevistas com militantes, traçando um paralelo com a atualidade: suas vitórias e o longo caminho ainda que há a percorrer.

Chef’s Table

Chefs renomados são mostrados nesta série de doze episódios, que foge um pouco do padrão de filmes sobre gastronomia, ao mesmo tempo em que tenta mostrar o que se passa na cabeça de alguns dos melhores cozinheiros do mundo e os motivos do sucesso de seus restaurantes.

Tudo isso na Netflix!


Originally published at Update or Die!.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Paula Romano ’s story.