5 fatos sobre psicologia que você precisa saber

Nossa mente funciona como uma máquina de processar acontecimentos e sensações. Entendê-la e saber como domá-la é um exercício que nos ajuda a conquistar uma vida plena, sem tanta frustração e com uma visão mais clara do que nos acontece.

Desde que a psicologia ganhou independência de sua filosofia em 1870, avanços tecnológicos e uma quantidade infinita de pesquisas nos permitiu aprender muito sobre como preparar o cérebro para os obstáculos do cotidiano — mesmo que haja um infinito a ser desbravado.

A seguir 5 fatos sobre psicologia que você precisa saber.

1 — A maioria das músicas preferidas das pessoas está associada a alguma memória — a algum momento que transmita emoção. Um recente estudo feito por estudantes de psicologia concluiu que a música desperta sensações guardadas na memória da mesma forma como acontece com o cheiro. Quem nunca voltou ao passado ao sentir a fragrância de um perfume conhecido? Com a música acontece o mesmo. Lembramos de um tempo, de uma história, do contexto a que a canção nos transporta. Nossa vida tem sim trilha sonora.

giphy (3)

2 — Você vai ser mais feliz gastando seu dinheiro com experiências do que com bens materiais. Nessa sociedade de consumo muitas vezes caímos nas armadilhas do mercado que nos diz que vamos ser mais felizes se tivermos o carro tal, se vestirmos a marca tal, se ostentarmos alguma ilusão em forma de produto. A verdade é que quando investimos em situações que provocam emoções verdadeiras é quando registramos em nosso espírito sensações que contribuem para um melhor bem estar.

3 — Meditar é como esculpir o diamante que é o seu cérebro. Além dos relatos de budistas, hippies e espiritualistas, há pesquisas que provam que a meditação é um dos instrumentos mais intensos para a mente. Acalmá-la por alguns minutos e visualizar o que está passando por ela é uma maneira poderosa de lidar com os problemas e percalços da vida. Meditar dá a oportunidade de clarear as ideias para se ter a melhor reação ao que se está acontecendo. Porque na realidade não são os problemas os malfeitores, mas a maneira que você os entende e se ajusta a eles.

giphy (4)

4 — As crianças hoje são mais tensas. Um jovem no colegial tem o mesmo nível de ansiedade do que um paciente psiquiátrico da década de 1940. Cerca de 49% da população sofre ou já sofreu de ansiedade, depressão ou abuso de substâncias em algum momento da vida. Existe agora a prova de que a raça humana, coletivamente, está se tornando mais e mais ansiosa a cada década que passa. Há muitas especulações a respeito do porquê isso está acontecendo tão cedo. Hoje, as pessoas se movem mais, interagem menos com as suas comunidades, mudam de emprego, são menos propensas a se casar e mais a gastar o seu tempo sozinhas.

5 — Estar em volta de pessoas felizes faz você ser feliz também. Um estudo publicado pela Psychoneuroendocrinology mostrou que estresse e felicidades são contagiosos. Se você convive com pessoas estressadas ou opta por assistir um programa de TV estressante, sua saúde pode sofrer. Felizmente, o contrário também é verdadeiro e a felicidade também contagia: os que vivem cercados por pessoas felizes tendem a tornar-se felizes no futuro.

giphy