8 livros que todo jovem empreendedor deveria ler

Seja para jovens ou adultos, o empreendedorismo tornou-se uma alternativa em meio à crise econômica. O problema é que, durante o início de um empreendimento, raros são os momentos em que o pro labore é suficiente para fazermos cursos caros ou irmos à palestras de grandes personalidades.

Foi por causa desse fator que encontrei na leitura a melhor maneira de aperfeiçoar meus conhecimentos. Investindo em bons livros, você melhora sua escrita, sua fala e seu vocabulário.

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” Monteiro Lobato

Quero compartilhar alguns dos livros que podem ajudar você a melhorar sua visão e agregar conteúdos relevantes para aprimorar suas capacidades. Indico estes livros para quaisquer pessoas que procuram conteúdos úteis para melhorarem constantemente. Porém, nada impede que alguém com uma carreira profissional experiente não absorva as lições contidas nas páginas escritas.

Geração de Valor

Geração de valor - livro

Escrito por Flávio Augusto, Geração de Valor foi o livro de negócios mais vendido de 2015.

O motivo? A leitura é bem diferente da maioria dos livros sobre negócios. Com um conteúdo divertido e inspirador, Flávio consegue motivar o leitor, bem como ajudar a compreender pontos que poucas vezes somos incentivados a pensar. A leitura é tão cativante que você consegue ler em apenas um dia.

O homem mais rico da babilônia

O homem mais rico da babilônia - livro

Famosa obra de George Samuel Clason, o livro é, do começo ao fim, uma valiosa lição sobre investimentos.

Com crônicas simples e diretas, somos guiados a compreender sobre a importância do investimento, suas diferentes formas, aprendendo com várias lições práticas de como investir com segurança e responsabilidade. Este pequeno livro foi o responsável por me fazer repensar sobre o uso adequado do meu dinheiro, creio que despertará esse mesmo insight em você.

Steve Jobs

Steve Jobs por Walter Isaacson

Particularmente, eu adoro estudar a mente e o dia a dia das pessoas de sucesso.

Se você tem a mesma inspiração, encontrou é o livro certo. Steve Jobs por Walter Isaacson, é a biografia oficial do homem que virou símbolo de liderança e inovação. O livro apresenta toda a trajetória profissional de Jobs, com uma linha temporal bem organizada e um conteúdo altamente relevante e confiável, através de inúmeras fontes de pesquisa e entrevistas com pessoas que marcaram a história da Apple.

Criatividade S.A

Criatividade S.A

Quem conhece a Pixar sabe que qualidade e inovação são as palavras certas para descrever os filmes que são produzidos no edifício Steve Jobs.

Criatividade S.A é a forma que Ed Catmull usou para compartilhar suas experiências e cases de sucesso, mostrando como foi o longo processo que o transformou de PhD em animação gráfica a um gestor incrível, comprovando que, com muito trabalho e perseverança, até os projetos mais difíceis e improváveis são possíveis através de uma equipe motivada e criativa. O próprio Zuckerberg colocou Criatividade S.A na sua lista de livros em 2015.

Bilionários por acaso

Bilionários por acaso

Escrito e dramatizado por Ben Mezrich, o livro conta a criação do Facebook por uma visão novelística da história.

A leitura é bastante interessante, apresentando os principais responsáveis pela maior rede social do mundo. Com intrigas, diálogos e uma boa narração, “Bilionários por acaso” é um excelente estudo de caso misturado com entretenimento, provando que não é por acaso que alguém fica bilionário. O livro foi adaptado para o filme “A rede social”, mas não ofusca sua importância.

O Príncipe

O Príncipe - Maquiavel

Escrito por Nicolau Maquiavel (lembra dele nas aulas de filosofia? Então…) , “O Príncipe” foi responsável por expandir a ciência política durante o renascentismo.

Controverso e intrigante, o livro mostra como a relação de poder entre os homens é conquistada e administrada. Alguns pontos são inviáveis para os dias atuais, por causa da época em que foi escrito. Entretanto, muitas partes são úteis para entendermos a política como uma ciência previsível e manipulável.

Na versão com os comentários de Napoleão Bonaparte e da rainha Cristina da Suécia, o livro fica muito mais interessante por apresentar as fraquezas e as virtudes desses dois grandes estrategistas. Obviamente existem livros mais avançados sobre ciência política, sou quase um leigo no assunto, mas após ler O Príncipe e acompanhar o cenário político atual, consegui perceber como a ciência de Maquiavel ainda é aplicável nos dias atuais, para bem ou para mal.

Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa

Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa

Escrito pelo consultor e palestrante Eduardo Ferraz, o livro é uma boa alternativa para quem está iniciando um empreendimento e não tem muitas bases para negociar seus produtos ou serviços.

Sem falcatruas ou técnicas mirabolantes, Ferraz apresenta alguns dos diferentes tipos de negociações e exemplos práticos, além de ajudar o leitor a compreender seu perfil motivacional para determinadas negociações, como também estudar o “oponente” antes de jogar as cartas na mesa. Didático e construtivo, o Negocie qualquer coisa é um excelente livro para começar a estudar sobre negociações.

Pai Rico, Pai Pobre

Se você gosta de finanças, provavelmente já ouviu falar desse livro.

Pai Rico, Pai Pobre é um clássico na literatura para empreendedores. Robert Toru Kiyosaki conta como foi instruído para ser um homem de sucesso. O livro apresenta ilustrações mentais fáceis de serem acompanhadas, compreendidas e assimiladas.


Os títulos estão com os links no Skoob, para que você possa ver o que a comunidade de leitores está falando sobre as obras.

Vale lembrar que os livros não estão em ordem de preferência (e que esse post não é patrocinado).

Você tem algum livro que você gostaria de recomendar? Deixe seu comentário para debatermos o assunto!