Artigo 149, a marca que chama atenção para o trabalho escravo

Gustavo Giglio
Jan 17 · 2 min read

Não é de hoje que discutimos o trabalho escravo contemporâneo, presente especialmente no setor da moda. Mas será que esse tema é debatido o suficiente?

Desde 1995, o Estado Brasileiro já efetuou mais de 53 mil resgates de trabalhadores — não só no ramo da moda, mas em muitos outros — de pessoas em condições degradantes, enfrentando jornadas exaustivas, cumprindo servidão por dívida e/ou trabalho forçado. Somente em 2017, foram 1122 resgates.

No nosso Código Penal, o Artigo 149 é dedicado ao assunto e define quais seriam os conceitos de um trabalho análogo ao de escravo. Foi daí que veio a inspiração do nome de uma marca de roupas fictícia que quer chamar atenção para o tema — não só da população, mas também da mídia e, principalmente, dos políticos, que pouco discutem essa questão tão atual.

A campanha, batizada de “#SomosLivres”, foi desenvolvida pelo time criativo da Ideal HK Strategies. A ideia é usar a moda como plataforma para engajar pessoas que, normalmente, não se relacionariam com esse tipo de temática, ajudando a disseminar a importância da sociedade como agente nesse combate e fazendo com que a causa extrapole o âmbito das ações políticas, tomando as proporções de uma causa humanitária.

Para isso, foram criadas camisetas, em parceria com a Justa Trama e o Instituto Alinha, que trazem dizeres variados que visam, de modo geral, explicar que condições de trabalho são tão relevantes quanto a ausência de liberdade.

O processo de confecção das camisetas, é claro, levou em consideração uma cadeia justa e sustentável de trabalho.

Para este ano, com a entrada de um novo governo, o movimento já anuncia que investirá em novos projetos, definindo “sua própria existência como uma forma de resistência”.

Quem quiser acompanhar, a campanha e a marca têm site e um perfil no Instagram.

Ainda dentro do tema, lembrei do documentário “The True Cost” que é um dos mais completos quando o assunto é a indústria da moda e as condições de trabalho por trás da mesma. Confira o trailer:


Originally published at Update or Die!.

updateordie

Uma comunidade de criativos decididos a inspirar você

    Gustavo Giglio

    Written by

    updateordie

    Uma comunidade de criativos decididos a inspirar você

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade