As bruxas da atualidade

Gustavo Giglio
Jan 22 · 3 min read

A fotógrafa Katarzyna Majak é a responsável pela série “Women of Power”, composta por 29 retratos expressivos e algumas entrevistas com feiticeiras e curandeiras da Polônia.

Katarzyna nasceu no país, que é cristão em sua grande maioria, mas se interessa por espiritualidades ancestrais e tudo o que diz respeito aos povos antigos — questões que ficaram, de certa forma, abandonadas por conta da ascensão do cristianismo, introduzido há séculos.

As mulheres que acabaram ilustrando a série apareceram por acaso para a fotógrafa durante sua jornada por sua terra natal — são líderes comunitárias, sacerdotisas e pesquisadoras de tradições passadas que viajam o mundo estudando o assunto. Além da espiritualidade, a força é outro traço muito presente na personalidade dessas mulheres, que têm entre 30 e 80 anos.

Chamadas de “bruxas modernas”, elas estudam temas como o sentido da vida, o sagrado no dia a dia, o poder das ervas, técnicas fitoterápicas entre outros.

Palestras, círculos femininos e leituras de tarô são algumas das atividades que as mulheres praticam, além disso, algumas são “whisperers”, isto é, misturam religião com superstições primitivas para curar e remover feitiços por meio de orações.

O projeto vai evoluir e virar um livro, com previsão de lançamento em polonês neste ano e em inglês no próximo. Mais informações podem ser encontradas no site “Women of Power”, que traz ainda um link para contribuições financeiras. Criada há três anos, a versão preliminar do livro necessita de atualizações, como refazer entrevistas, terminar o dicionário de termos pagãos e remunerar as demais pessoas envolvidas no trabalho, daí a necessidade de mais recursos. Ele será publicado por uma pequena editora independente com recursos de crowdfunding.


Originally published at Update or Die!.

updateordie

Uma comunidade de criativos decididos a inspirar você

    Gustavo Giglio

    Written by

    updateordie

    Uma comunidade de criativos decididos a inspirar você

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade