Canto africano da abertura de “O Rei Leão” é inspirado na sinopse do filme

O canto africando que ecoa na abertura de “O Rei Leão”, reproduzido em outras versões do clássico da Disney, como o musical da Broadway, é um dos traços mais marcantes da produção original de 1994 e dá o início da canção “Circle Of Life”, interpretada pelo cantor Elton John.

O canto surgiu como uma encomenda por parte de Hans Zimmer, compositor alemão conhecido por seu trabalho com trilhas sonoras de filmes, ao produtor sul-africano Lebo M., que escreveu os versos na língua zulu — uma língua bantu originária do povo zulu. Trata-se de uma das 11 línguas oficiais da África do Suk, sendo falada principalmente na província de KwaZulu-Natal.

Curiosidades linguísticas à parte, o produtor recebeu apenas uma sinopse bem simples do filme para usar de inspiração para a composição. O resumo dizia que “O Rei Leão” era uma história de um pequeno leão que perde o pai de modo trágico e precisa se virar sozinho para executar seu papel de rei dos animais. No primeiro trecho, a música diz “Nants ingonyama bagithi Baba Sithi uhm ingonyama/ Nants ingonyama bagithi baba/ Sithi uhhmm ingonyama/ Ingonyama/ Siyo Nqoba/ Ingonyama/ Ingonyama nengw’ enamabala.”. A palavra em zulu comum para leão é “ibhubesi” mas “ingonyama”, que aparece na música, refere-se a um leão em seu papel como o rei da selva. Assim, a tradução mais próxima é uma declaração de admiração, algo como “Eis aqui o rei (futuro)!”.

O restante da letra significa algo como “Aqui vem o leão que será rei. Vamos conquistar. Um leão vem para este lugar aberto.”. Já traduzido para cerca de 32 idiomas diferentes, o canto africano que dá o tom do início do filme é cantando do mesmo jeito em todas as suas diferentes versões.

O “Rei Leão” traz ainda outras referências aos idiomas africanos e a cultura do continente. A letra desse canto, por exemplo, descreve uma tradição dos Masai, povo que vive principalmente no Quênia. Além disso, os nomes de todos os animais do filme são em swahili, língua franca do Quênia, mas que não é a mesma utilizada na fala dos Masai. Por isso, algumas pessoas até julgam que a produção trata o continente da África como uma coisa só, sem diferenciar as culturas, línguas e tradições de cada uma de suas regiões. 
No próximo ano, a Disney lança nos cinemas uma nova versão de “O Rei Leão”. O trailer, divulgado na última semana de novembro, se tornou o segundo trailer mais visto da história durante um período de 24 horas após o lançamento. Com 224,6 milhões de visualizações no YouTube, ele ficou atrás apenas de “Vingadores: Guerra Infinita”, que somou mais de 230 milhões no mesmo tempo considerado.

O projeto editorial do Update or Die na CCXP tem o oferecimento da Artwalk, marca que acredita e compartilha os nossos valores. Acompanhe nossa cobertura e veja todos os posts aqui


Originally published at Update or Die!.