Como foi criado o design icônico e cheio de curvas da Coca-Cola

Paula Romano
updateordie
Published in
2 min readApr 10, 2018

A garrafa da Coca-Cola é tão popular e universal quanto o seu logotipo — mas, embora se saiba que sua receita foi inventada por um farmacêutico, as origens de sua embalagem são um pouco mais misterioso.

Neste episódio da série “Behind the Design” da Bloomberg, você aprenderá sobre os surpreendentes inícios da garrafa da Coca-Cola e como ela ganhou sua silhueta.

Curiosamente, a bebida antes vinha em frascos regulares de corte reto, mas ao buscar um desenho que firmasse a sua identidadeo advogado da empresa, Harold Hirsch, organizou um concurso de design para encontrar a garrafa ideal.

Oito empresas de embalagens foram convidadas a criar:

“uma garrafa que uma pessoa pudesse reconhecer apenas com o tato, e que tivesse um formato que, mesmo quebrado, seria identificável com uma rápida olhada”.

A vencedora foi a Root Glass Company, de Terre Haute, que se inspirou na ilustração de uma fava de cacau achada em uma enciclopédia. O design vencedor acabou sendo curvilíneo demais e as garrafas emagreceram, se tornando o padrão da Coca-Cola quatro anos depois.

Desde então, a única mudança significativa em 100 anos de história ocorreu em 1957, quando Raymond Loewy e John Ebstein, substituíram o logotipo gravado no vidro por letras brancas aplicadas sobre ele. Confira o vídeo abaixo:

Originally published at Update or Die!.

--

--