Coup, uma treta em forma de jogo de cartas | O Compilado Joga

Wagner Brenner
updateordie
Published in
3 min readDec 18, 2020

Updater: Rafael Baldo

Assumir papéis de influência para dominar os outros jogadores. Tudo na base da lábia para conseguir eliminar outros jogadores, inclusive mentindo sobre quem você é. Coup é uma treta atrás da outra, mas será que o grupo sobrevive a essa jogatina?

Ficha do Jogo

Número de jogadores: 2 a 10
Idade recomendada: 8+
Duração da partida: 15 minutos
Fabricante/Editora: La Mame Games/FunBox Jogos
Faixa de preço

As Regras

Em Coup, você quer ser o último jogador com influência na partida. Cada jogador começa o jogo com duas moedas e duas cartas de personagens viradas para baixo. O baralho consiste em três cópias de cinco personagens diferentes, cada um com um conjunto único de poderes: duque, assassino, condessa, capitão e embaixador.

Na sua vez, você pode ter qualquer uma das ações listadas para cada personagem, independentemente de quais personagens você realmente tenha na sua frente. Só tome cuidado para não ser descoberto e perder uma das cartas. Ou deixar alguém acumular sete moedas e dar um golpe.

A Jogatina

Fácil de entender, rápido de jogar e obrigatório nas jogatinas com grupos grandes e famílias, Coup tem lugar certo na coleção. Exceto… se seu grupo de jogadores não lida bem com jogos que geram tretas. O card game exige manipulação, mentiras e discussões.

É aí que mora a graça e os conflitos de cada partida. Fingir ser outro personagem para ganhar os poderes dele cria situações engraçadas ou tensas, dependendo da personalidade de cada jogador. Os cinco papéis são bem definidos e fáceis de entender.

Além disso, a versão da FunBox traz a expansão A Reforma, que amplia a rejogabilidade separando jogadores entre católicos e protestantes (mas que mudam de grupo durante a partida). O jogo possui um belo trabalho gráfico e conta com cartas extras (não inclusas no jogo base) para substituir dois papéis originais.

Publicado originalmente em:

--

--