Crowdfunding vai abrir o porão de arquivos sonoros de frank zappa

Wagner Brenner
updateordie
Published in
2 min readMar 9, 2016

[mks_pullquote align=”left” width=”800" size=”26" bg_color=”#f7f7f7" txt_color=”#474747"]O diretor Alex Winter está usando o Kickstarter para salvar (e abrir) o “THE VAULT”, o gigantesco arquivo sonoro no porão da casa de Frank Zappa.[/mks_pullquote]

Frank Zappa era um cara compulsivo em relação a sua música, para dizer o mínimo.

Foram 62 álbuns oficiais, centenas de shows e algumas produções em vídeo e animações.

Construiu um porão climatizado em sua casa em Los Angeles onde guardava, simplesmente, gravações de TODOS os seus shows, tudo o que era gravado durante a produção de seus álbuns (takes, outtakes, os audios isolados em pistas, etc), filmes, animações… enfim, toda e qualquer nota musical ou frame que produzia era arquivado e muitas vezes reutilizado no processo de composição. Tudo. É tanta coisa que parece até um museu de mídias de armazenamento que foram ficando obsoletas e substituídas por novas.

É o famoso THE VAULT, o cofre, o bauzão das coisas que Frank Zappa fez. E que Dona Gail Zappa e seus filhos protegeram dos fungos e dos aproveitadores durante todos esses anos, depois que o Zappa se foi em 1993.

Agora, o The Vault finalmente recebeu luz verde para abrir suas portas e virar um documentário, além de revelar material nunca visto/ouvido antes, para que esse material possa ser compartilhado pelo fãs e preservado em melhores condições, pelo menos essa é a intenção do diretor Alex Winter, que iniciou um crowdfunding no Kickstarer para viabilizar seu projeto o mais rápido possível.

É o “Who the F*@% is Frank Zappa?

Minha parcela de contribuição já tá lá. E se você é fã ou aprecia o trabalho do mestre Zappa, deveria fazer o mesmo. E, se não é tão familiarizado com a obra, também pode aproveitar a oportunidade para embarcar, na minha modesta opinião, em uma das maiores viagens (jornada!) sonora que existem, que você poderá saborear durante uma vida inteira (porque é muita coisa).

Estamos aguradando ansiosamente pelo produto final e torcendo para que tudo seja feito com o mesmo carinho e cuidado com que esses arquivos foram protegidos até hoje.

--

--