Lifefaker.com: banco de imagens para glamurizar sua vida nas redes

Wagner Brenner
updateordie
Published in
3 min readApr 25, 2018

Pra que vou ficar fatiando abacate se posso comprar a foto já produzidinha?

A vida não é perfeita. Mas seu perfil pode ser.

Essa é a premissa do site LifeFaker, onde você pode comprar pacotes com fotos especialmente selecionadas para impressionar seus seguidores e simular um estilo de vida mais glamuroso do que na vida real. Você pode, por exemplo, comprar pacotes como o “veja meu feriado e chore”, ou o “meu corpão que você nunca vai ter”, ou o “eba, meu trabalho me faz viajar por lugares incríveis”.

Por que usar o LifeFaker

Veja meu feriado e chore

Meu corpão que você nunca vai ter

Ah, por acaso, eu aqui que eu moro

Meu namorado/Minha namorada Sexy

Por que um site assim?

Sim, obviamente o site todo é uma brincadeira, mas que tem como objetivo mostrar que apesar de todos nós sabermos que este tipo de vida editada circula por aí, a prática continua a todo vapor, com imagens penetrando lentamente no seu cérebro você queira ou não e terem consequências piores do que se imagina. Mesmo sabendo que se trata de um show-of, elas fazem mal.

Claro que as redes não são essencialmente ruins e não podem ser acusadas de serem as únicas fontes deste tipo de transtorno (em português claro, a inveja — algo que TODOS estamos sujeitos, mesmo que inconscientemente), mas certamente as timelines turbinaram, e muito, as comparações com os outros e isso tem impacto importante sobre a saúde mental de muita gente, especialmente os mais jovens, que ainda estão desenvolvendo a personalidade e mais propensos a acreditar em versões distorcidas de um mundo muito melhor do que o deles.

Alguns Números

Alguns dados importantes (números da Inglaterra, mas aqui não deve ser muito diferente)nesse cenário:

  • 91% dos jovens entre 16 e 24 anos estão nas rede sociais
  • as taxas que medem ansiedade e a depressão cresceram 70% (!) nos últimos 25 anos.
  • 62% das pessoas entrevistadas em estudo confessaram se sentirem diminuídas e com vidas inadequadas quando comparadas as vidas de outras pessoas em redes sociais

Eu sei que você sabe que é assim. Mas isso não impede que faça mal

De novo: sim, tenho certeza que você sabe que as redes são assim mesmo e que causam sim um mal estar. Mas o objetivo é que você ajude outras pessoas, não tão preparadas, a não cairem nessa armadilha. Nem todo mundo tem a sua experiência online, muitos estão sendo incluídos agora, muitas crianças e adolescentes estão usando redes sociais pela primeira vez. É importante expor esse fenômeno da “vida falsa” que circula por aí. No mundo real também rola, mas o foco aqui são as redes.

E mesmo nós, que nos consideramos imunes a isso, mesmo sabendo como a coisa funciona… preste atenção na sua alma e no seu coração depois de passar alguns minutos rolando fotos. Pare, respire e se pergunte ao final: essa experiência soma ou que subtrai na minha vida? Ou, pra não generalizar e culpar a rede inteira, pergunte: “as fotos dessa pessoa estão somando ou subtraindo na minha vida?”

Não tenha medo de usar o unfollow, isso não significa que você não é mais amigo da pessoa, nem que ela seja má. Simplesmente tem gente que não funciona bem online e você não precisa participar desse pedido coletivo por atenção e amor virtual.

Siga conteúdo que te faz bem. SEMPRE.

--

--