Mega Man X: Corrupted — A paixão pela franquia

Leo P. Do Amaral
updateordie
Published in
2 min readMar 14, 2017

É difícil achar um gamer hoje que não tenha paixão por pelo menos algum título da série Megaman X. Seja o 1, o X, que fez sucesso absurdo ou o X2 ou X4, considerados os melhores da franquia, ou o X6, para muitos o último bom jogo da série e considerado o mais difícil, quase todos são memoráveis.

Mas por mais que tenhamos decorado a localização de cada coração, tanque de energia e parte da armadura, Mega Man X: Corrupted parece tornar nossa paixão relativamente pequena.

Há 8 anos em produção, o game é uma joia fan-made do usuário (ou equipe, não dá pra saber) JKB Games, que vem criando expectativa na comunidade de hackers de ROMs de jogos clássicos há algum tempo.

Muitos elementos são um remix de games da franquia: a trilha sonora é composta de partes de trilhas de todos os jogos, inimigos são fusões de games anteriores.

Mas o game também apresenta vários elementos novos: chefões completamente diferentes, armas novas, armaduras originais, comportamentos de inimigos completamente diferentes…

É uma mistura de conteúdo novo com conteúdo já consagrado que parece uma mistura bem fina.

A trilha sonora é uma parceria, de outro fã de Mega Man X que ficou abobado com o projeto e resolveu entregar sua contribuição (e é ANIMAL):

Aliás, tanta gente se apaixonou pelo projeto que há MUITA coisa na internet sobre ele: artes, histórias, descrições… sem contar esse trailer animal aí de cima que também é de um fã de Mega Man e do projeto.

Não há uma data de lançamento, mas quase toda semana há uma transmissão ao vivo pelo Youtube com sessões teste de algum momento do jogo e sempre tem alguém que junta todo o material já produzido e cria um trailer animal.

Ah, sim, por se tratar de um hack (ilegal) de um ROM (versão de games para emuladores, só legal baixar se você tinha o jogo original) é uma iniciativa incrível que tem grandes chances de um dia, quando e se for lançada, ser proibida e tirada de circulação por infringir algum copyright.

Mas isso se a Capcom resolver ser igual a Nintendo quanto a conteúdo fan-made e tratar com pouco respeito gente que investe tempo na paixão por seus títulos (sim, to falando do A Link To The Past em 3D no Browser e do brasileiro Pokemon Uranium).

Originally published at Update or Die!.

--

--