Musea Atlantica, o museu de baixo d’água

Wagner Brenner
updateordie
Published in
3 min readFeb 16, 2016

Jaison deCaires Taylor é um artista, mergulhador e fotógrafo britânico que ficou conhecido por suas esculturas submersas. Ele trabalhou durante dois anos nelas, e agora abriu um museu submerso no Oceano Atlântico, próximo às Ilhas Canárias, chamado de Musea Atlantica, e inseriu mais de trezentas obras em solo marítimo, próximas a recifes de corais.

A ideia de incluir obras debaixo d’água não é à toa, elas estão ali para sofrer interferência da fauna e da flora marítima. “Muita vida marinha está a procura de bons lugares para se esconder de predadores. Se você coloca objetos na água, ele são colonizados bem rapidamente”.

Taylor faz o possível para manter o ambiente saudável e não inclui metal em suas esculturas, pois poluem o meio ambiente e são corrosivos. Sua ideia é que as obras durem centenas de anos. “Quanto mais tempo ficarem embaixo d’água, mais camadas de depósito de cálcio se formarão, então ficarão mais e mais irreconhecíveis com o passar do tempo”, disse o artista.

As obras têm formas humanas porque por mais interferência que sofram, sempre há alguma parte que ficará reconhecível. “Mas com certeza, em um ano, o museu estará completamente amalgamado com o oceano” — e Taylor comemora com isso. Veja as fotos:

Jason-deCaires-Taylor1
Jason-deCaires-Taylor2
Jason-deCaires-Taylor3
Jason-deCaires-Taylor4
Jason-deCaires-Taylor5
Jason-deCaires-Taylor6
Jason-deCaires-Taylor7
Jason-deCaires-Taylor9
Jason-deCaires-Taylor10
Jason-deCaires-Taylor11
Jason-deCaires-Taylor12
Jason-deCaires-Taylor13
Jason-deCaires-Taylor15
Jason-deCaires-Taylor16
Jason-deCaires-Taylor17

Saiba mais em underwatersculpture.com

--

--