O Museu Nacional em LEGO

“Como continuar inspirando o principal público do Museu Nacional, as crianças?”.

É com esse questionamento que a LEGO apresenta seu mais novo projeto: uma versão em brinquedo do Museu Nacional, patrimônio histórico, artístico, cultural e científico brasileiro localizado no Rio de Janeiro e que pegou fogo no último dia 02 de setembro.

A ideia veio, entre outras razões, por conta do tempo que vai levar a reconstrução do Museu: 20 anos. Nele, estavam reunidos itens e objetos representantes de nossa História, como o esqueleto do maior dinossauro já encontrado na América do Sul; parte do fóssil de Luzia, a habitante mais antiga das Américas; a misteriosa múmia egípcia Sha Amun en su; o imponente trono africano do Reino de Daomé e até afrescos de Pompéia.

Mais de 90% do acervo foi completamente destruído e tomado pelo fogo. Até o próprio prédio veio abaixo e virou cinza.

No site LEGO Ideas: “Vamos deixar o Museu Nacional vivo no imaginário. Vamos reconstruí-lo tijolo a tijolo, ressaltando sua importância histórica. E as crianças que ajudarem a construir o Museu Nacional em LEGO vão, de fato, estar ajudando a reconstruir o Museu Nacional de verdade”.

Isto porque todos os royalties das vendas do LEGO Set serão revertidos para o fundo de reconstrução do Museu.

Ali no próprio site, já estão disponíveis alguns desenhos do projeto. Até agora, quase quatro mil pessoas já apoiaram a campanha, que fica no ar por mais cerca de 500 dias — o tempo muda conforme mais gente ajuda. Por exemplo: assim que a campanha conseguiu mil auxílios, ganhou seis meses para alcançar o próximo marco, que é de cinco mil apoiadores, como recompensa. Para que o projeto saia do papel e se torne realidade, é necessário que, via votação popular, dez mil pessoas apoiem a ideia.

Saiba mais aqui.


Originally published at Update or Die!.