O Museu Nacional em LEGO

Gustavo Giglio
Jan 10 · 2 min read

“Como continuar inspirando o principal público do Museu Nacional, as crianças?”.

É com esse questionamento que a LEGO apresenta seu mais novo projeto: uma versão em brinquedo do Museu Nacional, patrimônio histórico, artístico, cultural e científico brasileiro localizado no Rio de Janeiro e que pegou fogo no último dia 02 de setembro.

A ideia veio, entre outras razões, por conta do tempo que vai levar a reconstrução do Museu: 20 anos. Nele, estavam reunidos itens e objetos representantes de nossa História, como o esqueleto do maior dinossauro já encontrado na América do Sul; parte do fóssil de Luzia, a habitante mais antiga das Américas; a misteriosa múmia egípcia Sha Amun en su; o imponente trono africano do Reino de Daomé e até afrescos de Pompéia.

Mais de 90% do acervo foi completamente destruído e tomado pelo fogo. Até o próprio prédio veio abaixo e virou cinza.

No site LEGO Ideas: “Vamos deixar o Museu Nacional vivo no imaginário. Vamos reconstruí-lo tijolo a tijolo, ressaltando sua importância histórica. E as crianças que ajudarem a construir o Museu Nacional em LEGO vão, de fato, estar ajudando a reconstruir o Museu Nacional de verdade”.

Isto porque todos os royalties das vendas do LEGO Set serão revertidos para o fundo de reconstrução do Museu.

Ali no próprio site, já estão disponíveis alguns desenhos do projeto. Até agora, quase quatro mil pessoas já apoiaram a campanha, que fica no ar por mais cerca de 500 dias — o tempo muda conforme mais gente ajuda. Por exemplo: assim que a campanha conseguiu mil auxílios, ganhou seis meses para alcançar o próximo marco, que é de cinco mil apoiadores, como recompensa. Para que o projeto saia do papel e se torne realidade, é necessário que, via votação popular, dez mil pessoas apoiem a ideia.

Saiba mais aqui.


Originally published at Update or Die!.

updateordie

Uma comunidade de criativos decididos a inspirar você

    Gustavo Giglio

    Written by

    updateordie

    Uma comunidade de criativos decididos a inspirar você

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade