O que o Rock pode ensinar para o seu negócio

Wagner Brenner
updateordie
Published in
2 min readApr 8, 2016

Pense bem: o que o rock, aquela coisa louca e descontrolada, idolatrado da juventude rebelde aos clubes de motociclistas, teria de lições para quem quer um negócio de sucesso?

Isso, lembrando bem, que sucesso vá além de ter sua música na rádio e se pôster no quarto de um exército de pré-adolescentes.

Como o Dinho explicou nesse vídeo, começar uma banda é mais ou menos como abrir uma startup.

Os grandes astros do rock são aqueles que entendem como seu público, sua música e a indústria funcionam. Sabem entregar o que seus fãs mais ávidos esperam ao mesmo tempo que proporcionam aquela baladinha esperta que nunca mais sai da rádio.

Olha o Yes, que mesmo com toda a viagem musical incrível, emplacou na mente de todo mundo justamente com “Owner of a Lonely Heart”.

Foi esse insight que levou os jornalistas Marco Bezzi e Daniel Fernandes a elaborar o curso Como o Rock pode ajudar você a Empreender, que acontece nos dias 6 e 7 de Maio na FIAP.

Em todos os casos estudados, Marco e Daniel encontraram uma característica comum a todas as bandas e cantores de sucesso: havia sempre alguém com uma habilidade MUITO boa de liderança.

Bruce Springsteen, tema do começo do curso, foi um cara que sempre parou pra ouvir seus fãs e sempre cuidou para que suas músicas e sua banda estivessem impecáveis.

Outra coisa que é muito importante na música, bem como no empreendedorismo, é lidar com a falha, com o erro. E as lições mais valiosas para a carreira surgem exatamente desses momentos.

Ah, e como não podia faltar música, o curso ainda conta um módulo SÓ COM BANDA AO VIVO. Se alguém sofre durante a semana para liderar uma equipe de negócios, nesse módulo vai sentir na pele que ser frontman de uma banda não é tão diferente.

O curso até tem uma playlist no Spotify pra quem já quer ir aquecendo:

--

--