O que realmente significa a depressão

Wagner Brenner
updateordie
Published in
1 min readFeb 18, 2016

Mesmo que sorrateira, a depressão está por todos os lados.

Trata-se de um problema médico, ela não vai passar porque você quer. E como é uma doença da mente pode ser confudida com a melancolia, por isso é tão difícil de diagnosticar. Ela não passa rápido e interfere na capacidade de trabalho, de se divertir e amar.

A depressão pode se apresentar em diversos sintomas: desânimo, perda de interesse nas coisas das quais você gostava antes, mudança no apetite, sensação de falta de valor ou de culpa excessiva, dormir demais ou muito pouco, dificuldade de concentração, agitação ou lentidão, falta de energia ou pensamentos suicidas recorrentes.

Se você apresentar pelo menos uma dessas características, segundo diretrizes psiquiátricas, você se enquadra no diagnóstico de depressão. E os sintomas não são só comportamentais, a depressão se manifesta fisicamente no cérebro, pois está associada com a transmissão anormal ou diminuição de certos neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina.

Se você conhece alguém que apresenta alguns desses sintomas, estimule-o que busque ajuda terapêutica e explique que a depressão é um problema médico. Não é uma fraqueza ou um traço da personalidade. Você também pode ajudá-la de uma maneira bem simples: falando o sobre a depressão. Conversas francas sobre doenças da mente ajudam a acabar com o estigma e fazem ficar mais fácil pedir ajuda.

O vídeo acima do TED explica muito bem esse mal da modernidade e deixa bem claro: quanto mais pacientes buscarem ajuda mais os cientistas aprenderão sobre a depressão e melhores se tornarão os tratamentos.

--

--