O questionário de Proust

Paula Romano
updateordie
Published in
3 min readMar 21, 2017

Quando era adolescente, o escritor Marcel Proust preencheu um questionário que entrou para a história como o “Proust Questionnaire”. O questionário foi dado a Proust em 1890 por sua amiga Antoinette Faure, a filha do presidente da França, como parte de suas “confissões”.

Esse manuscrito foi encontrado em 1924 e, desde então, popularizou-se como uma forma de entrevista-padrão, já que as perguntas formam um espectro completo da personalidade, aspirações pessoais e sensibilidade.

Várias celebridades já responderam o questionário em uma seção da revista Vanity Fair ou no programa de TV Inside the Actors Studio.

Conheça as questões (e o que Proust respondeu para cada uma delas) abaixo:

1- Qual o principal aspecto de sua personalidade?

“A necessidade de ser amado; mais precisamente, a necessidade de ser acarinhado e mimado, muito maior do que a de ser admirado”

2- Qual sua qualidade favorita num homem?

“Qualidades masculinas e sinceridade na amizade”

3- Qual sua qualidade favorita numa mulher?

“Charmes femininos”

4- O que mais aprecia nos amigos?

“Ter carinho por mim, se sua personalidade for incrível o suficiente para deixar seu carinho ainda mais valioso”

5- Qual seu principal defeito?

“Não saber e não conseguir ‘querer’ algo”

6- Qual seu passatempo favorito?

“Amar”

7- Qual sua noção de felicidade?

“Acho que ela não é incrível o suficiente. Não tenho coragem de revelá-la, tenho medo de destruí-la só por contá-la”

8- Qual sua noção de infelicidade?

“Não ter conhecido minha mãe ou minha avó”

9- Se você não fosse você mesmo, quem seria?

“Eu mesmo, que é quem as pessoas que me admiram gostariam que eu fosse”

10- Onde gostaria de morar?

“Num país onde certas coisas de que eu gostasse se tornariam realidade como num passe de mágica, e onde carinho sempre seria retribuído”

11- Qual sua cor favorita?

“A beleza não está nas cores, mas na harmonia entre elas”

12- Qual seu escritor favorito?

“Atualmente, Anatole France e Pierre Loti”

13- Qual seu poeta favorito?

“Baudelaire e Alfred de Vigny”

14- Qual seu herói favorito na ficção?

“Hamlet”

15- Qual sua heroína favorita na ficção?

“Berenice”

16- Quais seus pintores e compositores favoritos?

“Leonardo da Vinci, Rembrandt, Beethoven, Wagner e Schumann”

17- Quais seus heróis na vida real?

“Sr. Darlu e sr. Boutroux”

18- Qual sua figura feminina favorita na história?

“Cleópatra”

19- Quais seus nomes favoritos?

“Só tenho um por vez”

20- O que você mais odeia?

“O que é ruim em mim”

21- Quais as figuras históricas que você mais odeia?

“Não sou instruído o suficiente para responder”

22- Qual o evento militar que você mais admira?

“Meu serviço militar!”

23- Qual o talento natural que você gostaria de ter?

“Força de vontade e capacidade de sedução”

24- Como você gostaria de morrer?

“Evoluído e amado”

25- Qual é seu estado mental atual?

“Entediado por ter pensado sobre mim mesmo para responder a essas perguntas”

26- Por qual o defeito você tem menos tolerância?

“Aqueles que compreendo”

27- Qual seu lema favorito?

“Eu deveria ter medo demais para me causar desgraças”

Originally published at Update or Die!.

--

--