Os Quatro Compromissos: um livro que todos deveriam ler
Há leituras que agregam tanto conhecimento que nos fazem enxergar a vida com outros olhos. A ideia nos toca de uma maneira tão profunda que o mundo ganha outro sentido.
Um desses livros fabulosos, daqueles para ficar na cabeceira para consultar sempre é “Os Quatro Compromissos”, do médico mexicano Dr. Miguel Luiz. Trata-se de um guia prático para a encontrar a liberdade pessoal baseado nos ensinamentos dos toltecas, um grupo de antropólogos dedicado a estudar e conservar o conhecimento espiritual, mas sem fazer parte de uma religião.
Os toltecas buscam uma maneira de viver que se distingue pelo fácil acesso à felicidade e ao amor.
Em “Os Quatro Compromissos” somos apresentados a quatro ideias que, juntas, nos conduzem à liberdade. Ao tomarmos os acordos propostos pelo livro e nos dedicarmos a empregá-los todos os dias, uma mudança maravilhosa vai acontecer em nossas vidas.
É como trilhar um caminho para o bem… sem volta. E as ferramentas para essa mudança estão dentro da gente, divididas em quatro compromissos que são:
1) Seja impecável com as palavras
Isso significa pensar muito bem antes de dizer algo. E quando for dizer, se dedicar a fazer com amor, com generosidade. As palavras têm muito poder e podem ser usadas como um “feitiço” para o bem e para o mal. Quando cuidamos do que vamos dizer aos outros, estamos cuidando também do que o mundo vai responder para nós.
2) Não leve nada para o lado pessoal
Cada pessoa tem o seu próprio sonho pessoal e está buscando vivê-lo da melhor maneira possível. Tudo o que as outras pessoas fazem é para si próprio. Não é para você ou para ninguém mais. Os demais estão em um mundo distinto do nosso, cada um tem a sua própria história, suas dores, seus objetivos e justificativas. Tudo é reflexo de seus próprios acordos. Sendo assim, aconteça o que acontecer, não tome nada pessoalmente.
3) Não faça suposições
Muitas vezes criamos problemas que só existem na imaginação. Fazemos suposições sobre o que os demais pensam, tomamos pessoalmente, os culpamos e reagimos enviando veneno emocional. Então, antes de supor, faça algo que pode ser mágico para seu bem estar: pergunte. Busque pela verdade e se assegure de que as coisas fiquem claras.
4) Faça sempre o máximo que puder
Esse compromisso final é o que vai colocar em ação todos os outros. Ao abrir a mente para receber o que nos acontece da melhor maneira possível, nossa vida está prestes a se transformar em uma trajetória consciente longe do medo e de todas as limitações que não nos deixam ser felizes. A decisão de adotar os quatro compromissos é uma declaração de guerra para recuperar a liberdade.
—
Torne-se um mago branco que utiliza as palavras para criar, dar, compartir e amar. E não se esqueça: nossa vida tem prazo para acabar, não a desperdice com sentimentos que te levam ao inferno e à dor. O céu pode ser aqui mesmo, onde você está.
Originally published at Update or Die!.