Paralelos — Documentário sobre como a pirataria criou a cultura gamer no Brasil

Leo P. Do Amaral
updateordie
Published in
2 min readNov 10, 2016

Que atire a primeira pedra quem nunca teve uma fita ou um CD pirata de videogame. Caros e bem menos acessíveis do que hoje, os games nos anos 90 começaram a se popularizar por aqui, mas sempre de forma um pouco à margem da oficial.

Muambas, aquelas fitas de formato esquisito de SNES, os games de PS1 e PS2 que eram encontrados na Galeria Pajé… até o Street Fighter de rodoviária ajudaram a moldar como pensamos, jogamos e até criamos games hoje.

Esse é o tema do web-doc Paralelos, produzido pela Red Bull, sobre como a pirataria (e acho que vale acrescentar aqui a muamba também) influenciou praticamente tudo que tem a ver com games no Brasil hoje.

Os episódios estão disponíveis no site da Red Bull, e são divididos em 3 partes: Os Arcades Improvisados, sobre os fliperamas escondidos e recheados de preconceito (“Lugar de maconheiro”, como dizia minha mãe); Consoles e jogos Nacionais, sobre empresas ousadas como a Tec Toy, que adentraram esse difícil mercado por aqui; e Modificações e o começo dos eSports, sobre os jogos que recebiam mapas e modos feitos por aqui (quem não lembra da grande CS_rio de Counter Strike, que fez até o jogo ser “proibido” por aqui?).

A série conta com depoimentos de muita gente legal que faz parte da indústria ou bebeu da fonte de games para elaborar seu trabalho criativo.

Originally published at Update or Die!.

--

--