.perdoar
.perdoar
verbo
- transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo
- conceder perdão a.
- “perdoa (a)os inimigos”
- transitivo direto e bitransitivo
- desculpar, relevar (dívida, ofensa etc.).
- “perdoamos(-lhes) todas as injúrias”
Perdoar, um verbo, uma ação, um sentimento, uma rendição. O perdão é um processo mental ou religioso que serve para sobrestar o sentimento de ressentimento, mágoa ou raiva contra si mesmo ou contra outra pessoa. Na Bíblia, a palavra grega traduzida “perdão” quer dizer literalmente “abrir mão, deixar ir embora”. É como se alguém abrisse mão do pagamento de uma dívida. Perdoamos os outros quando deixamos de guardar ressentimentos e abrimos mão de qualquer compensação pelas mágoas ou prejuízos que tivemos.
Perdoar não significa conviver e confiar novamente, mas sim o ato de não doer, não valorizar o ato. É difícil perdoar, mais difícil ainda é perdoar a si, principalmente porque, muitas vezes, preferimos não olhar para dentro de nós, ver os nossos erros.
Benjamin Franklin uma vez citou: As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo. Gandhi diz que o fraco jamais perdoa, o perdão é uma característica do forte. Não importa o sentido, é preciso ser firme para aceitar que foi enganado e perdoar. Perdão anda de mãos dadas com o tempo.
O perdão é uma redenção mais para si do que para qualquer pessoa, pois ressentimento machuca emocional e fisicamente. É um exercício de limpeza da alma.