Pra que serve o cinema?

Leo P. Do Amaral
updateordie
Published in
2 min readNov 4, 2016

Ok, cinema é uma das indústrias culturais mais tradicionais e que mais movimenta dinheiro ao redor do mundo. São somas milionárias pra se produzir filmes, pagar atores, rodar em diversos lugares do mundo, executar campanhas de marketing e tudo isso pode ir por água abaixo se o filme não é bem recebido.

Mas o cinema é mais do que entretenimento.

O bom cinema (aquele que não deixa o espectador sair da sala igual entrou) faz pensar, faz sentir, faz se conectar…

É mais profundo do que fazer rir ou chorar. Ele inicia um processo de transformação; um que pode levar anos até, mas os melhores filmes são aqueles que depois de assistir nunca mais somos os mesmos.

Esse vídeo bem bonito do The School of Life apresenta vários pontos em que o cinema transforma.

Ver o filme certo pode nos fazer olhar para os problemas de nossa própria vida sob uma perspectiva diferente, mais clara, mais distante às vezes (o que é um ÓTIMO jeito de colocar tudo no seu devido lugar).

Ver o filme certo nos ajuda a ter um panorama das escolhas de uma personagem em um ritmo de tempo impossível para nós; em 2 horas uma vida inteira de erros e acertos é condensada na tela. Quantas decisões parecidas tomamos e talvez só saibamos se isso foi bom ou ruim daqui a muitos anos?

Quando achamos que a vida do dia a dia é chata, um filme pode tanto nos levar para uma realidade completamente diferente, que também terá toda a sua gama de problemas e particularidades, ou mesmo apresentar a beleza de uma vida muito, MUITO próxima da nossa.

Filmes são produzidos no mundo inteiro e por todo tipo de gente, então vale a pena deixar aquele filmão de super herói de lado pra assistir, sei lá, um filme chileno (cuja produção cinematográfica é nada intelectual e cabeçuda, mas muito fina e divertidíssima!). Dessa maneira trabalhamos nossa empatia e acabamos nos identificando com gente que vive uma vida completamente diferente da nossa, e ainda assim tão parecida.

Mesmo problemas que temos para lidar com situações sociais podem ser trabalhados ao se escolher um filme; quem não assistiu uma história de coragem e teve o mesmo sentimento em relação a uma situação da vida real?

Filmes são importantes. Filmes são fortes.

Originally published at Update or Die!.

--

--