Sabrina Pasterski: a mulher que pode ser a próxima Einstein

Wagner Brenner
updateordie
Published in
2 min readJan 22, 2016

Em época de empoderamento feminino tenho muito orgulho em histórias como esta. Sabrina Pasterski, de 22 anos, já é graduada pelo MIT e candidata a PhD pela Harvard. Mas, sua história começou a brilhar quando, com 14 anos, foi até o escritório do MIT para conseguir um OK em relação ao avião monomotor que tinha construido.

Sim, você não leu errado: uma pré-adolescente de catorze anos que queria voar em um avião feito por ela.

Aliás, tem registro do primeiro vôo solo:

Em 2015, entrou na lista da Forbes dos 30 abaixo dos 30 anos em ciência. Descendente de cubanos — chupa Trump — nasceu em Chicago e não está nas principais redes sociais. O que ela curte mesmo é atualizar seu blog, o PhysicsGirl e estudar física.

Assim como Albert Einstein e Stephen Hawking sua pesquisa também procura entender buracos negros, com um foco em desvendar melhor “gravidade quântica”: procura explicar o fenômeno de gravidade dentro do contexto da mecânica quântica. O que isto representa? Descobertas nesta área tem potencial de mudar radicalmente a nossa compreensão sobre o funcionamento do universo.

O que ela já alcançou até agora já é suficiente para nos deixar com muito, mas muito orgulho: ela sozinha representa muitas minorias ao mesmo tempo. Dentre elas, a óbvia de ser uma mulher despontando num ambiente onde não se vêem muitas.

Ela tem chamado tanta atenção que já tem emprego garantido se quiser: tanto a NASA quanto a Blue Origin já fizeram ofertas para quando ela estiver “pronta” para entrar no mercado de trabalho. A resposta dela?

“Physics itself is exciting enough,” she says. ”It’s not like a 9-to-5 thing. When you’re tired you sleep, and when you’re not, you do physics.”

É uma pessoa para ficar de olho, mesmo que você não seja entusiasta de estudos tão acadêmicos, pois ela promete fazer ainda mais barulho e trazer novidades na área.

Conheci esta história linda aqui.

--

--