State of Unity: a maior estátua do mundo é inaugurada na Índia

Com 182 metros de altura, é uma homenagem a Sardar Patel, líder indiano que ajudou na independência e na unificação do país

A “estatuazona” está localizada na região de Gujarate, um dos 28 estados da Índia, e foi idealizada pelo primeiro-ministro Narenda Modi no ano de 2010.

Na Índia, Sardar é um título dado a líderes reconhecidos pelo povo. Patel, nasceu em 1875, entrou para a política nos anos 20 inspirado pelas ideias de Gandhi e, em seguida, ficou conhecido por defender os interesses dos agricultores e demais trabalhadores contra os abusos do governo. Morreu em 1950 e, antes disso, atuou como vice primeiro-ministro do primeiro governo após a independência.

Sardar Patel recebeu a alcunha de “homem de ferro” — por isso, o governo da região, responsável pelo financiamento da obra, ordenou que a base da estátua fosse construída com o metal.

Foram usadas 129 toneladas de metal, otrabalho contou com ajuda de 3 mil pessoas e custou cerca de 30,5 bilhões de rúpias, o que dá mais ou menos 1,5 bilhão de reais.

Outras gigantes do mundo:

A lista de maiores estátuas do mundo agora é encabeçada pela “Estátua da Unidade”. Mas, ao lado dela, estão: Templo do Buda da Primavera, na China (153 metros); Ushiku Daibutsu, no Japão (120 metros); Laykyun Setkyar, em Myanmar (116 metros); Guan Yin of the South Sea of Sanya, na China (108 metros); Imperadores Yan e Huang, na China (106 metros); e The Motherland, na Ucrânia (102 metros).

A representante do Brasil na lista é a estátua do Cristo Redentor, com 38 metros. Bem pequena quando comparada às outras dessa lista (mas continua linda).

E, ao que tudo indica, o posto de maior estátua do mundo vai durar pouco com Patel, mas permanecerá com a Índia.

Com previsão para ser inaugurada em 2021, na cidade de Mumbar, a estátua em homenagem ao rei guerreiro Maratha Shivaji terá 190 metros de altura.

Volto aqui pra mostrar…


Originally published at Update or Die!.