SXSW vai exibir longa feito com iPhone 6S (4K)
Obviamente, esse momento chegou: vamos assistir a um longa-metragem que foi todo gravado apenas por um celular — especificamente, por um iPhone modelo 6S, com a resolução de 4K. O feito ficou a cargo do diretor Matthew Cherry, que retorna ao SXSW este ano para a estreia mundial de “9 RIDES”, dirigido e roteirizado por ele.
O filme traz Dorian Missick (da série “Zoe Ever After”), como protagonista, interpretando um motorista de Uber em atividade durante a noite mais movimentada do ano — a noite de ano novo. Nove diferentes grupos de passageiros passam pelo carro e interferem de alguma forma na vida do motorista.
A exibição no SXSW está marcada para sexta-feira, dia 11 de março. Na ocasião, diretor, elenco e a equipe estarão presentes para falar sobre a produção.
A ideia parece legal — trata-se de um cruzamento entre tecnologia emergente e cinema independente, no melhor estilo “faça você mesmo” — que o SXSW tanto valoriza e incentiva. É uma porta de entrada muito interessante para cineastas em potencial que esbarram cada vez mais em questões financeiras para vingar suas produções.
O elenco ainda traz Dorian Missick, Omar Dorsey, Robinne Lee, Xosha Roquemore, Amin Joseph, Skye P. Marshall, Thomas Q. Jones, Tracie Thoms, Aasha Davis e Sujata Day, que se revezam como foco da história ao longo dos 85 minutos de filme.
Matthew A. Cherry, diretor e roteirista do longa, é, na verdade, um ex-jogador de NFL que virou diretor. Sua estreia no cinema aconteceu em 2012, no próprio SXSW, com “The Last Fall” — o filme acabou premiado como Melhor Roteiro no American Black Film Festival. Como diretor musical, ele já trabalhou com Beyoncé, Kelly Rowland, Michelle Williams e Snoop Dogg.
O projeto especial do UoD, no SXSW, tem o apoio cultural do Santander, Twitter Brasil, Levi’s Brasil, Rede Atlântida (RBS), GoPro Brasil e Trip Editora.