Uma maneira simples de mudar maus hábitos

Wagner Brenner
updateordie
Published in
2 min readFeb 5, 2016

Não há muito como fugir: todos nós ao longo da vida acabamos adquirindo maus hábitos. Seja fumar, beber e comer em demasia, roer unhas, ficar obcecado com redes sociais, internet e smartphones, estalar os dedos, interromper pessoas ou mesmo procrastinar.

Seja o hábito que for a verdade é que é muito difícil eliminá-lo.

O psiquiatra Judson Brewer propõe uma maneira bastante interessante sobre como podemos quebrar esses maus hábitos. Ele explica uma tática simples que pode ajudá-lo a transformar o seu hábito ruim em algo muito proveitoso se aproveitando da sua capacidade de ser curioso.

Funciona assim: quando você sentir aquela vontade incontrolável de fumar, comer um doce, ou mesmo responder uma mensagem enquanto você dirige, se aproveite dessa capacidade natural de ser curioso e perceba o que está acontecendo com o seu corpo e mente naquele momento. Ao fazer isso, você se dá uma nova oportunidade seguir perpetuando com um de seus hábitos ruins ou simplesmente sair deles.

Ao invés de compulsivamente checar a mensagem, responder imediatamente e sentir-se um pouco melhor, a ideia é que você se dê conta do que está acontecendo com você no momento, sinta a curiosidade que permeia a sua cabeça, e na sequência sinta a alegria de deixá-la passar e… repita.

É realmente bem simples e tem muito a ver com a liberdade de escolha que temos e que muitas vezes não usamos. Somos tão bons em nos boicotar que entramos em ciclos viciosos. Nos acostumamos a agir mal e não nos damos conta que temos todas as ferramentas necessárias para sair disso… basta se dar a oportunidade e agir. Então, por favor, vamos agir!

Assista abaixo, há legendas em espanhol que podem ajudá-lo a compreender melhor.

--

--